Escola Básica 2,3 da Gafanha da Encarnação (Ílhavo)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
11
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O ECOLABIRINTO, promovido pela Faber-Castell, desafiou os alunos a criar um labirinto subterrâneo, partindo de uma árvore até a uma mina de grafite, tendo o “Ecolápis” como personagem principal, incentivando a reflexão sobre sustentabilidade, consumo consciente e o impacto ambiental dos materiais do dia a dia.
O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Laboratório de Técnicas Expressivas, Educação Tecnológica e Educação Visual, envolvendo três turmas do 5º ano. Na fase inicial, os alunos assistiram a vídeos e analisaram materiais fornecidos pela Faber-Castell, que serviram de ponto de partida para a compreensão do desafio e para a motivação da turma. Em Educação Tecnológica, aprofundaram o conhecimento sobre o ciclo de vida do Ecolápis, a extração do grafite e temas ligados à sustentabilidade. Ao longo das aulas, foi promovida a reflexão sobre o consumo excessivo e o desperdício de recursos, sendo dado destaque à utilização de materiais reutilizados em todos os trabalhos das disciplinas referidas, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis.
Os conteúdos foram trabalhados de forma transversal, recorrendo à metodologia de projeto e à articulação entre as três disciplinas.
Etapas do Projeto
Motivação:
Os alunos foram apresentados ao universo do Ecolápis através de desafios anteriores e exemplos de ilustrações, já que desconheciam tanto a personagem como as iniciativas anteriores. Esta abordagem permitiu contextualizar o projeto e estimular o interesse e a criatividade desde o início.
Exploração Criativa:
Foram analisadas diferentes representações de árvores, labirintos, os minérios de grafite e o grafite (de cor cinzenta/preta e brilho metálico), incentivando a criação de propostas originais e inovadoras, nas quais todas as ideias são consideradas válidas.
Orientações para Esboço:
Foram dadas instruções sobre a importância dos esboços na fase criativa, com registo das ideias no diário gráfico.
Pesquisa Visual:
Os alunos pesquisaram elementos gráficos para enriquecer as ilustrações, recorrendo também aos vídeos e imagens apresentados.
Criação de Esboços:
Realizaram estudos a lápis de grafite 2HB, desenhando árvores, labirintos e grafite, entre outros elementos, tendo em conta a composição, a perspetiva e o movimento do Ecolápis.
Análise de Símbolos:
Foram explorados os elementos da bandeira Eco-Escolas e o símbolo FSC, ligados à gestão responsável das florestas.
Estudo do Ecolápis:
Os alunos observaram e representaram o Ecolápis, explorando diferentes formas, cores e movimentos.
Seleção de Soluções:
A escolha da proposta final foi feita com base em critérios definidos.
Exploração de Texturas e Cor:
Foram estudadas texturas e cores para aplicar à ilustração, abordando conceitos de gramática visual, luz, transparência e opacidade de forma a aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.
Execução do Produto Final:
A ilustração do Ecolabirinto foi realizada em papel A3, com lápis de grafite, lápis de cor e caneta preta fina para os detalhes.
Memória Descritiva:
Cada aluno redigiu uma memória descritiva sobre o seu trabalho.
Avaliação e Seleção:
Os trabalhos foram avaliados segundo os critérios definidos no regulamento. Em cada turma, três trabalhos foram escolhidos por votação dos alunos e um adicional pela professora. Por fim, um júri de professoras de Educação Visual do 3º ciclo selecionou os dois trabalhos finais para representar a escola.
Memória descritiva do autor da ilustração:
O meu Ecolabirinto ensina as pessoas a serem amigas do ambiente.
O Ecolápis está a apanhar uma garrafa de plástico do chão, o que simboliza que não devemos poluir, e a flor gigante demonstra a beleza da natureza se nós fizermos a diferença.
O arco-íris representa as alterações climáticas. Se formos amigos do ambiente, vai haver um clima temperado e sustentável, bom para os animais viverem, no caso do meu desenho, os pássaros.
Esta árvore é super colorida e viva porque simboliza a esperança de que eu tenho para o mundo ser um sítio saudável, bonito e melhor.
No fim, as minas de grafite, ao acabar o labirinto, são superpoderosas, pois vão ser usadas para fazer lápis sustentáveis e ecológicos, e, quem sabe, talvez uma Ecolápis.