Escola EB1/JI da Glória do Ribatejo (Salvaterra de Magos)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
9, 10 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória Descritiva
O desafio “Eco Labirinto”, proposto pela parceria ABAE | Eco-Escolas e a FaberCastell, tem por objetivo promover a consciência da viagem de um lápis, desde um ponto de partida, a matéria prima, ao fabrico do próprio lápis.
Os alunos tomaram conhecimento do processo e extração do Grafite, do ciclo de vida de um ”Ecolápis”. Sensibilizar os alunos para os conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade e o impacto produzido pela compra, utilização e desperdício.
Este projeto desenvolve a criatividade dos alunos aliados à aplicação de técnicas de desenho e pintura.
Os alunos iniciaram este desafio a assistirem ao estudo do material realizado pela Faber-Castell, em que aprenderam todo o processo necessário para a fabricação dos seus lápis.
A busca pela criatividade deu início e inspiraram-se na brochura, cartaz e vídeo fornecidos pela Faber-Castell. Tiveram em atenção os elementos obrigatórios e deram asas à sua imaginação.
O ponto de partida foi traçado assim como o de chegada e terminaram a aventura no Eco-labirinto.
Em votação interna os alunos e professores decidiram qual o Eco-labirinto que estaria com os critérios apresentados, assim como com mais criatividade.
Foi apresentado o trabalho mais votado, a toda a comunidade escolar, o qual recebeu muito elogios.
De seguida os trabalhos foram expostos, de forma a promover a sustentabilidade ambiental e a necessidade para evitar o desperdício.
A pintura do trabalho mais votado foi feita basicamente com lápis de cor, uma vez que se tratava da história do Lápis e o seu fabrico.