Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
13 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O presente trabalho representa um labirinto subterrâneo, envolvido por elementos maioritariamente naturais, como árvores, um lago e zonas de vegetação.
A atividade foi apresentada aos alunos de uma turma de 7º ano de escolaridade, no âmbito do desafio ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell 2024-25. Através da brochura e do cartaz do Ecolápis, os alunos tomaram conhecimento do ciclo de vida deste produto ecológico, o que despertou curiosidade e motivação para aprofundarem o tema.
Foi proposta uma investigação sobre o processo de extração do grafite, o que proporcionou aos alunos uma oportunidade de reflexão crítica sobre os impactos ambientais associados à produção, utilização e abandono de materiais escolares. Esta abordagem permitiu o desenvolvimento de competências no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, promovendo atitudes responsáveis e conscientes.
Durante o processo de criação do labirinto, o docente de Educação Visual orientou os alunos na exploração do conteúdo “Perspetiva Militar”, incentivando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O labirinto foi desenhado com ênfase na extrusão da profundidade, e os alunos realizaram estudos de cor e composição, integrando elementos naturais.
Os materiais utilizados incluíram aguarelas, com retoques de lápis de cor. Todo o processo evidenciou um elevado grau de envolvimento dos alunos, tanto na componente de pesquisa como na realização artística.