ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
Idades compreendidas entre 10 e 12 anos.

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva – “Ecolabirinto / Desafio Faber-Castell”
A atividade “Ecolabirinto / Desafio Faber-Castell” envolveu alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade. Após a análise dos materiais fornecidos pela Faber-Castell, nomeadamente a brochura do Ecolápis e um cartaz explicativo, os alunos observaram diferentes tipos de labirintos e refletiram sobre os impactos ambientais decorrentes da exploração de recursos naturais, como a perda de áreas verdes e o desequilíbrio ecológico causado pela extração de madeira e outros produtos florestais.
A atividade teve como objetivo destacar a importância das escolhas de consumo, bem como do uso e rejeição responsáveis de produtos, com especial abordagem no ciclo de vida do Ecolápis. Este serviu de base para sensibilizar os alunos para a necessidade da adoção de práticas sustentáveis, promovendo os princípios da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Foram utilizados materiais como lápis de grafite, papel, borracha, lápis de cor e canetas de feltro. Os alunos registaram ideias, planificaram os seus labirintos e criaram o “Ecolabirinto / Desafio Faber-Castell”, seguindo o regulamento do concurso. Demonstraram particular interesse pelas minas de grafite, o que motivou a realização de pesquisas adicionais, recorrendo a fontes como o Google e o YouTube.
Após a elaboração dos trabalhos, estes foram numerados, expostos e sujeitos a votação. As turmas não participantes votaram de forma secreta e, após a contagem dos votos, foi selecionado o trabalho vencedor, que aqui se apresenta.