Escola EB 2,3 Visconde de Chanceleiros (Alenquer)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
Mayre Herllem Dias Pinheiro
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
"O Eco-lápis, a árvore, o labirinto e a mina de extração da grafite !
A criatividade, expressividade e o espirito critico !
O presente trabalho, intitulado “Ecolabirinto”, foi desenvolvido pelos alunos do 3.º ciclo no âmbito da disciplina de Educação Visual, com a professora Verónica Ladeira, em resposta a um desafio lançado pelo grupo Ecoescolas, com o objetivo principal de criar uma composição visual original, criativa e expressiva, que promovesse a consciência ambiental e a sustentabilidade, através de uma abordagem reflexiva e com espirito critico em relação ao uso dos nossos recursos naturais, à necessidade urgente de proteger a biodiversidade e de adotar práticas sustentáveis, o consumo responsável e uma educação para a cidadania ecológica e o compromisso com o planeta.
Cada aluno foi incentivado a conhecer o processo de extração do grafite e o processo de fabrico dos materiais riscadores e outros que achassem pertinentes, para assim desenvolver o projeto elaborando a composição gráfica com 4 itens obrigatórios: Eco-lápis, a árvore, o labirinto e a mina de extração da grafite.
Os alunos utilizaram uma variedade de materiais de desenho e pintura:
• Lápis de cor para detalhamento cromático;
• Marcadores para destacar elementos gráficos e contrastes;
• Aguarelas para criar fundos e atmosferas naturais suaves e envolventes;
• Lápis de grafite de várias durezas para construção das formas, volumes e texturas, explorando a profundidade e o detalhe.
Neste trabalho, a aluna Mayre Herllem Dias Pinheiro da turma 8ºA recorreu à pintura com aguarela, trabalhando sobretudo pelo detalhe e tonalidade. Todos os pormenores que a aluna coloca em cada recanto do seu trabalho transmitem que mesmo por baixo de tudo o que vemos ao cimo da terra, existe toda uma imensidão de vida a acontecer. Detalhes esses que juntos compõem os recursos existentes no planeta, a sua Biodiversidade e magia.
Tenta transmitir como se o que não está visível pode ser o segredo para ainda haver preservação das espécies e do nosso planeta.
A aluna está de parabéns.