ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 2,3 Visconde de Chanceleiros (Alenquer)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
Dianna Ribeira Cuellar

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
"O Eco-lápis, a árvore, o labirinto e a mina de extração da grafite !
A criatividade, expressividade e o espirito critico !
O presente trabalho, intitulado “Ecolabirinto”, foi desenvolvido pelos alunos do 3.º ciclo no âmbito da disciplina de Educação Visual, com a professora Verónica Ladeira, em resposta a um desafio lançado pelo grupo Ecoescolas, com o objetivo principal de criar uma composição visual original, criativa e expressiva, que promovesse a consciência ambiental e a sustentabilidade, através de uma abordagem reflexiva e com espirito critico em relação ao uso dos nossos recursos naturais, à necessidade urgente de proteger a biodiversidade e de adotar práticas sustentáveis, o consumo responsável e uma educação para a cidadania ecológica e o compromisso com o planeta.
Cada aluno foi incentivado a conhecer o processo de extração do grafite e o processo de fabrico dos materiais riscadores e outros que achassem pertinentes, para assim desenvolver o projeto elaborando a composição gráfica com 4 itens obrigatórios: Eco-lápis, a árvore, o labirinto e a mina de extração da grafite.
Os alunos utilizaram uma variedade de materiais de desenho e pintura:
      •     Lápis de cor para detalhamento cromático;
      •     Marcadores para destacar elementos gráficos e contrastes;
      •     Aguarelas para criar fundos e atmosferas naturais suaves e envolventes;
      •     Lápis de grafite de várias durezas para construção das formas, volumes e texturas, explorando a profundidade e o detalhe.
Neste trabalho, a aluna Dianna Ribeira Cuellar da turma 8º B recorreu ao lápis de grafite, trabalhando sobretudo as sombras conseguidas através do mesmo, evidenciando apenas com cor, a figura do Ecopápis e o caminho entre a árvore e a grafite, como que alertando para a relação forte existente entre recurso e produto final direcionando a nossa atenção visual para a raiz da árvore, a grafite do lápis e o próprio lápis. É uma composição onde a simplicidade e os elementos importantes se fundem num trabalho clean mas visualmente forte.
A aluna está de parabéns.