Escola EB 2,3 João de Meira (Guimarães)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
11 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito do Desafio “Ecolabirinto” 2024-2025, promovido pela ABAAE e pela Faber-Castell, participei com a criação de um labirinto subterrâneo, cujo objetivo era ligar uma árvore (ponto de partida) a uma mina de grafite (ponto de chegada), simbolizando os materiais essenciais para a construção de um lápis.
Realizei o desenho numa folha de formato A3, utilizando como materiais riscadores o lápis de carvão e lápis de cor. O uso do lápis de carvão permitiu-me destacar o percurso do labirinto de forma nítida, enquanto os lápis de cor deram vida e criatividade à composição, com tons coloridos que animam e enriquecem o cenário.
Para tornar o labirinto mais interessante e divertido, desenhei também algumas formigas a circular por baixo da terra, simbolizando a vida subterrânea e a importância da biodiversidade mesmo em ambientes menos visíveis.
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da professora Fátima Barbosa, que nos desafiou a pensar de forma criativa e a refletir sobre o percurso dos materiais naturais até ao seu uso no nosso dia a dia.
A participação neste desafio foi uma oportunidade para aprender mais sobre os materiais naturais e a importância de respeitar o meio ambiente, ao mesmo tempo que desenvolvi a minha criatividade e capacidades artísticas.
Esta iniciativa revela-se extremamente enriquecedora, pois alia a criatividade à sensibilidade ambiental, despertando nos alunos a curiosidade sobre a origem dos materiais que usamos no dia a dia, como o lápis. Ao propor um desafio artístico com um forte componente educacional, o “Ecolabirinto” motiva os jovens a pensar de forma crítica e consciente sobre a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais. É um excelente exemplo de como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de aprendizagem e de promoção de valores ecológicos.