ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
12

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
O presente projeto foi desenvolvido com as turmas do 6.º ano de escolaridade, cujos alunos têm, em média, entre 11 e 12 anos de idade. A atividade foi proposta pelas docentes responsáveis, que, numa fase inicial, apresentaram o desafio aos alunos, explicando os objetivos a atingir e o enquadramento da temática.
O projeto teve como principal foco a sensibilização para a sustentabilidade e para o ciclo de vida dos materiais escolares, nomeadamente o Ecolápis. Para tal, os alunos iniciaram o trabalho com uma breve pesquisa em sala de aula sobre o processo de extração da grafite e o ciclo de vida do Ecolápis, promovendo o desenvolvimento de competências de investigação e pensamento crítico.
Como apoio à compreensão do tema, foram também disponibilizados vídeos educativos, que os alunos assistiram antes da realização dos seus trabalhos. Esta abordagem permitiu-lhes consolidar os conhecimentos adquiridos de forma visual e dinâmica.
Posteriormente, cada aluno elaborou um trabalho individual, utilizando lápis de cor e grafite como principal meio de expressão. Cada produção foi acompanhada por uma pequena memória descritiva, na qual os alunos explicaram o processo criativo e os conteúdos trabalhados.
Numa fase final, as professoras procederam à seleção de um conjunto de trabalhos, os quais foram posteriormente submetidos a uma nova avaliação por parte da equipa de Educação Ambiental da escola. A escolha dos trabalhos finais foi feita valorizando-se o rigor da informação, a criatividade e a qualidade da apresentação.
O labirinto colorido
Eu criei o labirinto colorido com canetas de álcool e lápis de cor. Gosto mais de cores pastel, por isso, à volta do labirinto usei várias das minhas cores preferidas.
Usei lápis de cor azul bebé para pintar o céu e, enquanto pintava, reparei que ficava giro com os traços visíveis do lápis.
No dia em que criei o Ecolápis, dei-lhe o nome de Jazz, porque estava a pensar em música e essa ideia surgiu-me de forma criativa.
Desenhei uma moto porque, desde que aprendi a andar de moto — quando recebi uma no Natal — adorei, pois gosto muito de velocidade.
Dei ao projeto o nome de Labirinto Colorido, porque está cheio de cores e criatividade.