ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
8/9 ANOS (3º ano 1º Ciclo)

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
O projeto Eco-Labirinto foi desenvolvido com o intuito de incentivar a criatividade, o trabalho colaborativo e a consciência ambiental entre os alunos. A proposta partiu de uma abordagem interdisciplinar, articulando as áreas de Artes Visuais e Educação Ambiental, tendo como inspiração os vídeos e o workshop de ilustração promovidos pela Faber-Castell, apresentados pela professora em contexto de sala de aula.
A primeira fase do projeto consistiu na visualização e discussão dos referidos vídeos, que serviram como ponto de partida para a reflexão sobre o processo criativo e a utilização de materiais sustentáveis. Posteriormente, os alunos participaram num workshop de desenho, dinamizado em sala, onde puderam explorar técnicas e conceitos fundamentais para a construção do projeto.
Com base nesta experiência inicial, cada aluno elaborou o esboço do seu próprio labirinto, usando vários materiais de pintura (canetas, lápis de cor, lápis de cera...). Estes esboços, realizados com o apoio e orientação da professora, funcionaram como planos preliminares para a execução do trabalho final.
Na fase seguinte, contou-se com a colaboração dos encarregados de educação, que apoiaram os alunos na construção dos labirintos em casa. Este momento representou um elo importante entre a escola e a família, promovendo o envolvimento dos adultos no processo educativo.
Por fim, os trabalhos foram trazidos novamente para a escola, onde os alunos realizaram os últimos ajustes e partilharam as suas criações com os colegas. O projeto culminou numa exposição colectiva dos Eco-Labirintos, evidenciando a diversidade de soluções e a criatividade de cada participante.
Este projeto destacou-se não apenas pelo seu valor artístico e criativo, mas também pelo contributo para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de pensar de forma crítica e sustentável.