Escola Básica de Custóias (Matosinhos)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
11-12 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Ecolabirinto
Foi proposto aos alunos do 6ºano de escolaridade a criação de um labirinto subterrâneo do Ecolápis. A professora de Educação Visual contextualizou os alunos neste projeto e informou quais os objetivos a trabalhar, nomeadamente o ciclo de vida do ecolápis, o que é a grafite, como se extrai e o porquê da sua pertinência neste trabalho, não descurando a utilização/consumo consciente dos matérias, nomeadamente do lápis.
Um elemento fundamental a representar neste projeto são as árvores, um elemento de maior importância na Natureza, pela sombra e frescura que dão, pela manutenção da humidade no ar, contribuindo para diminuir a poluição, ajudando a fixar os solos, servindo de abrigo aos pássaros e outros animais. Foi muito importante para os alunos perceberem que são um fator de sustentabilidade e que a reflorestação é sempre necessária.
Após tomaram conhecimento das directrizes a ter em conta na consecução do trabalho, os alunos colocaram mãos à obra, começando por fazer estudos gráficos, explorando texturas e materiais de pintura a utilizar.
Foram utilizadas várias técnicas: lápis de cor, pastel, aguarela e giz. Nada melhor para um Ecolápis, do que explorar o mundo subterrâneo, descobrir os seus recursos minerais e encontrar as suas origens.
Houve um grande envolvimento dos alunos que participaram neste projeto e de entre os trabalhos realizados, o selecionado para este concurso foi o do aluno Gabriel Araújo do 6ºH.