ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
7 anos.

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
A proposta foi apresentada aos alunos, sendo expostos os pressupostos subjacentes, com visita à página do Eco-escolas. Efetuou-se uma votação e a participação foi aprovada por larga maioria. Procedeu-se, em momentos posteriores, à investigação sobre a origem do lápis, os seus componentes e as diferentes formas de construção e apresentação, com reflexões parciais sobre desperdício, sustentabilidade, reutilização e reciclagem. Como segunda etapa do trabalho, com exploração das dúvidas e curiosidades subjacentes à investigação preliminar, realizaram-se pequenos trabalhos de grupo sobre o processo de extração de grafite, com apresentação e posterior brainstorming. -Realizou-se, depois, se um estudo, em forma de apresentação e debate, do conceito de resíduo, das diversas formas de separação dos mesmos e, mais especificamente, das atuais propostas de reciclagem de lápis. Procedeu-se, em seguida, a uma primeira abordagem de ideias, com um trabalho a pares de idealização de um labirinto, em conjugação com os conceitos abordados. Paralelamente, na área curricular Artística foram abordadas, experienciadas e conjugadas técnicas de pintura com diferentes materiais, tais como lápis de cor, canetas de feltro, aguarelas e guaches. Terminadas as construções a pares ou individualmente de propostas de labirinto, com recurso às técnicas estudadas, procedeu-se à apresentação dos mesmos, com submissão a votação final.