ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
11 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do Desafio "EcoLabirinto", os alunos do 5º C participaram na criação de ilustrações que representassem o percurso desde uma árvore até uma mina de grafite, elemento fundamental para a produção do Ecolápis.
Num primeiro momento, a turma assistiu a um vídeo explicativo sobre o ciclo de vida do Ecolápis e explorou o material fornecido pela Faber-Castell, refletindo sobre a importância da preservação ambiental e o impacto da extração de recursos naturais. Seguidamente, foi feita uma abordagem teórica ao conceito de labirinto e à representação gráfica de caminhos e percursos subterrâneos. Cada aluno desenhou o seu próprio labirinto, integrando obrigatoriamente a personagem "Ecolápis", uma ou mais árvores, a pedra de grafite e outros elementos naturais.
Os materiais utilizados foram lápis de grafite para o esboço inicial, seguidos de lápis de cor e canetas de feltro para a pintura final. O trabalho foi realizado em folhas A3, na orientação escolhida por cada aluno.
Durante o processo criativo, os alunos mostraram entusiasmo e dedicação, procurando representar de forma original o trajeto subterrâneo até à mina de grafite. Foram incentivados a utilizar elementos naturais (como raízes, pedras e animais subterrâneos) para enriquecer o cenário do labirinto.
O principal objetivo da atividade foi sensibilizar os alunos para o ciclo de vida dos produtos e para a necessidade de fazer escolhas mais sustentáveis no quotidiano. O desenho escolhido apresenta a personagem Ecolápis a descansar à sombra de uma árvore, que marca o ponto de partida do labirinto subterrâneo. Em segundo plano, observa-se uma montanha, no cimo da qual se encontram turbinas eólicas, símbolo das energias renováveis e da importância da utilização de fontes de energia sustentáveis. No subsolo, foram ilustradas minhocas, representando a biodiversidade existente debaixo da terra e o equilíbrio ecológico necessário ao solo. No céu, surge um balão de ar quente e um bando de pássaros, sugerindo liberdade e harmonia com o ambiente natural.
O percurso do labirinto até à mina de grafite foi colorido com diferentes tonalidades, refletindo a criatividade do aluno e o dinamismo do caminho subterrâneo.