Centro Escolar Luís de Camões (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
10 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória descritiva:
Título: As mãos da sustentabilidade
Autor: Rita, Simão, João e Benedita
4º ano
Após uma pesquisa sobre a produção dos eco lápis da Faber Castel, sobre da madeira que é usada nos lápis, e da exploração de minas para conseguir o grafite, os alunos foram desafiados a ilustrar este processo e a refletir sobre a preocupação para com o ambiente.
O objetivo principal do trabalho é sensibilizar para a sustentabilidade, proteção dos recursos naturais e responsabilidade ambiental.
O trabalho representa o processo e o ciclo de vida sustentável do lápis, a árvore representa a floresta sustentável onde é colhida a madeira usada na produção dos eco-lápis. Floresta esta que é gerida de forma responsável, garantindo a preservação da biodiversidade e a renovação continua dos recursos naturais.
Os lápis representam a comunidade que vive em harmonia com o ambiente, beneficiando do desenvolvimento sustentável. É aqui que começa o labirinto, construído com linhas largas e sinuosas, simbolizando os caminhos que ligam a natureza, a extração das matérias primas e o seu consumo consciente,
Ao lado da floresta, destaca-se um vulcão com dupla identidade, metade natural, com lava rochas, folhas e a outra metade artificial, expelindo blocos de grafite. Esta metáfora visual representa o equilíbrio entre a força da natureza e a intervenção humana, a grafite extraída de forma controlada, é usada como um dos principais componentes do lápis, reforçando a ideia do aproveitamento sustentável dos recursos minerais.
Na parte inferior, observa-se a mina de grafite, com uma paisagem mais cinzenta, mais sombria e fragmentada, que lembra a importância de práticas extrativas responsáveis e seguras. Dela emerge a imagem de “mãos”, de sofrimento e dor, quando a extração dos recursos é desperdiçada, em oposição à imagem do eco lápis, símbolo da transformação criativa e consciente dessas matérias-primas.
Encontramos ainda uma sensibilização para a preservação do ambiente e espécies, em que os alunos representaram um peixe em vias de extinção e pouco conhecidos
O eco lápis percorre o labirinto, como se estivesse a desenhar, representando a educação, a expressão artística e o conhecimento como ferramenta para mudar o mundo de forma sustentável.
O planeta Terra, as estrelas e o sol, reforçam a mensagem global deste trabalho, o equilíbrio entre o ser humano e o planeta depende das escolhas que fazemos, mesmo em coisas tão pequenas como um lápis.
Material de pintura utilizado: lápis de cera e lápis de cor