ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
Maria Alice Brandão - 14 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Partindo da proposta da coordenadora Eco-Escolas da ESV, os alunos do 9º C iniciaram o projeto com a visualização do vídeo oficial do concurso “Ecolabirinto”, seguindo-se uma leitura coletiva do regulamento e uma investigação sobre as minas de grafite em Portugal. A partir daí, iniciou-se um processo criativo colaborativo, onde os alunos partilharam ideias, planificaram o percurso do labirinto e definiram os elementos visuais a representar.
Cada aluno escolheu livremente o posicionamento da folha, os materiais e a técnica a aplicar. Todos os trabalhos partiram do esboço a lápis de grafite e evoluíram com técnica mista, tendo como base obrigatória a personagem “Ecolápis”, a árvore e a pedra de grafite.
No final a comunidade educativa foi convidada a escolher dois dos trabalhos realizados.
Título: “Do Verde ao Subsolo: Caminho da Criação”
Este trabalho usa pastel de óleo para o céu e montanhas, ecolápis para vegetação e caminhos, e caneta de ponta fina nos contornos. O percurso liga uma árvore frondosa (ponto de partida) a uma mina de grafite inserida nas montanhas (ponto de chegada), representando simbolicamente o ciclo de vida do Ecolápis. As cores intensas transmitem força e energia, num cenário de transição entre o natural e o mineral.