ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Secundária de Valongo (Valongo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
Micaela Filipa Lacerda dos Santos - 14 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva
Partindo da proposta da coordenadora Eco-Escolas da ESV, os alunos do 9º C iniciaram o projeto com a visualização do vídeo oficial do concurso “Ecolabirinto”, seguindo-se uma leitura coletiva do regulamento e uma investigação sobre as minas de grafite em Portugal. A partir daí, iniciou-se um processo criativo colaborativo, onde os alunos partilharam ideias, planificaram o percurso do labirinto e definiram os elementos visuais a representar.
Cada aluno escolheu livremente o posicionamento da folha, os materiais e a técnica a aplicar. Todos os trabalhos partiram do esboço a lápis de grafite e evoluíram com técnica mista, tendo como base obrigatória a personagem “Ecolápis”, a árvore e a pedra de grafite.
No final a comunidade educativa foi convidada a escolher dois dos trabalhos realizados.
Título: “Caminho das Águas até à Mina”
Com uma abordagem suave, este trabalho usa aquarelas como técnica principal, aliadas ao ecolápis e caneta de ponta fina. Representa um percurso que começa junto a uma árvore à beira-rio e segue até uma mina, sugerindo equilíbrio entre natureza e intervenção humana. A água e a vegetação guiam o olhar num labirinto orgânico e fluido, que destaca a importância dos recursos naturais.