ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 2,3 André Soares (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
12 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Descrição e enquadramento
No âmbito da disciplina de Educação Visual e do programa Eco-Escolas, os alunos do 7ºano, turma A, participaram no concurso ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell 2024-2025, promovido pela ABAAE e pela Faber-Castell. O desafio consiste na criação de um labirinto subterrâneo, com ponto de partida numa árvore e chegada a uma mina de grafite, ilustrando de forma simbólica e criativa o percurso dos materiais naturais usados no fabrico do Ecolápis.
O projeto foi integrado na planificação da disciplina, articulando-se com os conteúdos programáticos e com os princípios da Sustentabilidade, permitindo aos alunos refletir sobre o ciclo de vida do lápis, o impacto do consumo e a ligação entre a expressão artística e o ambiente.
A proposta seguiu uma abordagem exploratória, valorizando o processo criativo e a expressão individual, com base na consciência ecológica.
A atividade teve como objetivos principais o desenvolvimento da consciência cívica sobre o consumo e compreender o processo de extração do “grafite” assim como a sensibilização para os impactos ambientais da produção do material de pintura e desenho. Promoveu-se, ainda, a criatividade, a expressão artística e a aplicação de técnicas de desenho e pintura desenvolvendo competências visuais e comunicação gráfica.
O ponto de partida foi a participação dos alunos no Workshop “Oficina de Ilustração | Ecolabirinto”, seguindo-se:
1. Análise dos materiais pedagógicos (brochura e cartaz do Ecolápis);
2. Debate sobre sustentabilidade, florestas plantadas e impacto ambiental dos materiais escolares;
3. Elaboração de esboços e planeamento visual do labirinto;
4. Execução final com apoio técnico da professora.
Materiais de desenho e pintura utilizados
Os trabalhos foram realizados em suporte “aguarelavel” A3 e aplicação de técnicas mistas, conjugando desenho e pintura, com recurso a lápis de cor, marcadores, aguarelas, lápis de grafite e lápis de pastel de óleo e seco. Os alunos exploraram técnicas mistas, articulando texturas e efeitos visuais, adaptando os materiais às intenções expressivas nos trabalhos.
Todos os trabalhos integraram os elementos obrigatórios definidos pelo regulamento do concurso: a personagem “Ecolápis”, uma árvore, a pedra de grafite e elementos criativos, como raízes, estruturas subterrâneas ou vibe do personagem.
O envolvimento dos alunos foi bastante positivo. Demonstraram muito empenho, criatividade e sensibilidade, evidenciando interesse pela proposta e pelo tema ambiental. O projeto estimulou a expressão criativa, resultando em trabalhos originais refletindo a singularidade de cada aluno e o trabalho artístico desenvolvido em sala de aula, alinhado com os princípios do concurso.
Utilizamos uma folha A3 de papel de aguarela, lápis de cor aguareláveis da marca Faber- Castell, pinceis com depósito para água, marcadores e lápis de pastel.
Desenhamos a árvore, o labirinto e a mina do grafite.
A personagem ecolápis um pouco irreverente com o seu skate e boné apela aos jovens para a responsabilidade ecológica do material de uso escolar e artístico.