Escola Básica e Secundária Miguel Torga (Sabrosa)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
12
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este trabalho consistia na realização de um labirinto subterrâneo para o desafio “Ecolápis”, organizado pelo Eco-escolas, a ABAAE e a Faber Castell. Na realização do labirinto deveriam ter em atenção que o trabalho teria de ter, como ponto de partida, uma árvore e como ponto de chegada uma mina de grafite.
Os objetivos deste trabalho, era que os alunos ficassem a conhecer o processo de extração da grafite, o ciclo de vida do ecolápis, promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade, desenvolver a criatividade e aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura.
Foi mostrado na aula de educação visual o vídeo do fabrico do lápis e da oficina de ilustração “Ecolabirinto”. Foi também feita uma reflexão sobre o impacto da utilização de alguns materiais de pintura e seu desperdício. Fizeram pesquisa de labirintos e da pedra de grafite.
Os alunos realizaram os trabalhos com aplicação de técnicas mistas, onde utilizaram lápis de cor, marcadores, caneta de gel preta, lápis de grafite e guaches.
O trabalho apresentado foi realizado com técnica mista com utilização de guaches, caneta de gel preta e lápis de cor. Neste caso o aluno utilizou a pedra de grafite como o labirinto.
Ficou bastante criativo e com aplicação de várias técnicas de pintura.