ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Colégio Helen Keller (Lisboa)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
9/10 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do desafio "Eco Lápis" lançado pela Faber-Castell, os 21 alunos da turma A do 4.º ano do Colégio Helen Keller aceitaram com entusiasmo o convite para refletir e criar um ecolabirinto em torno do conceito de sustentabilidade e do ciclo de vida dos materiais.
Assim, a primeira fase do projeto consistiu na análise e exploração do material educativo fornecido pela Faber-Castell, que permitiu aos alunos:
• Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis;
• Refletir sobre o impacto ambiental da produção, consumo e desperdício de materiais;
• Desenvolver competências no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Lançado o desafio do Ecolabirinto, os alunos reuniram-se em grande grupo para partilhar ideias e construir o conceito visual da sua criação. O labirinto tinha como ponto de partida uma árvore – símbolo do início do ciclo de vida do lápis – e como ponto de chegada uma mina de grafite. A representação gráfica final surgiu da junção de esboços feitos em grupo, culminando num desenho coletivo, repleto de significado.
O labirinto, ilustrado por baixo da escola, representa um caminho de aprendizagem e descoberta, guiado por alunos felizes e conscientes do seu papel na proteção do ambiente.
Na fase de execução artística, os alunos aplicaram diversas técnicas e materiais: lápis de cor, lápis de cera, marcadores.
Esta diversidade permitiu explorar texturas e efeitos visuais, dando vida e cor a uma ilustração repleta de simbolismo.
O resultado final é uma obra coletiva que representa, não só o percurso do Ecolápis, mas também o compromisso dos alunos com a sustentabilidade e a importância de escolhas conscientes.
Este projeto foi uma oportunidade de crescer, pensar e criar com responsabilidade e sensibilidade ecológica.