Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
O Rodrigo Ribeiro tem 14 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Projeto Eco labirinto (Disciplina de Educação Visual
-Clube Eco escolas)
O presente projeto foi proposto à turma 7º B da Escola Básica e Secundária de Ourique, pelas suas características competitivas e de grande motivação para participar em diversos projetos e iniciativas extracurriculares. O entusiasmo da turma foi imediato devido ao carater ilustrativo da proposta, a possibilidade de desenvolver uma composição visual baseada no desenho e a possibilidade de ganhar algum material de desenho (foi decidido, em grupo, que caso fosse atribuído algum prémio, o mesmo, seria partilhado por toda a turma).
A metodologia de trabalho realizada em grande grupo teve várias fases: a leitura e discussão da proposta de trabalho com os alunos, a visualização do vídeo sobre a produção da madeira pela Faber-castle ou a pesquisa de imagens de árvores e de pedras de grafite para servirem de referência ao desenho. Esta última referência permitiu-nos dar atenção e experimentar algumas barras de grafite e a técnica de frottage sobre pedras.
Ainda antes, aconteceu uma votação para definir a orientação da folha de papel, posteriormente, todos os alunos realizaram um esboço em formato A4 e os materiais riscadores foram escolhidos individualmente por cada aluno.
Reflexão
Um dos elementos que entusiasmou o grupo foi a criação do labirinto, proporcionando a troca dos trabalhos entre os alunos para adivinharem o caminho proposto. Consideramos que a diversidade de proposta e envolvimento do grupo deveria permitir o envio de mais trabalhos. Os dois exemplares escolhidos respeitam a votação dos próprios alunos e o seu registo foi realizado por fotografia.
Voz do aluno: Rodrigo
(Materiais utilizados: guache, caneta de feltro, lápis de cor.)
“Aquele que, se calhar, vai ganhar
O que foi necessário para fazer este trabalho?
- muita paciência,
- é preciso saber desenhar e também a ajuda da professora,
- a motivação de todos e muito amor e carinho.”