Escola EB/S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Câmara de Lobos)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
14
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O projeto “Ecolabirinto” foi desenvolvido no contexto de uma mina de grafite subterrânea , com o objetivo de transformar este espaço industrial num percurso artístico, educativo e ambientalmente consciente. A proposta baseou-se na criação de um labirinto que alia arte, exploração sensorial e reflexão ecológica, integrando práticas sustentáveis e educativas.
Inicialmente, os alunos, realizaram uma pesquisa sobre a história da mina, o processo de extração de grafite e as implicações ambientais associadas.
Seguiu-se uma fase da idealização, na qual os alunos, desenharam propostas para as secções do labirinto, focando-se em temas como sustentabilidade e biodiversidade subterrânea.
Após a seleção dos projetos, os alunos participaram diretamente na pintura e construção dos elementos do labirinto, respeitando as condições de segurança e conservação do espaço mineiro. A intervenção artística foi planeada para respeitar a integridade do ambiente subterrâneo.
As cores escolhidas seguiram uma paleta inspirada na natureza de forma a reforçar a ligação com o meio ambiente e a técnica utilizada foi a técnica do lápis de cor.
O envolvimento dos alunos foi central para o sucesso do projeto e decorreu de forma ativa e colaborativa em todas as etapas:
Os alunos exploraram conceitos científicos e ambientais relacionados ao subsolo, mineração e ecologia, integrando-os nas propostas visuais e narrativas do labirinto.
Através dos momentos de debate, os alunos refletiram sobre o impacto humano nos recursos naturais.
O Ecolabirinto constituiu uma simbiose entre arte e consciência ecológica, proporcionando uma experiência imersiva que valoriza a educação ambiental. A participação ativa dos alunos não só enriqueceu o conteúdo do projeto, como também fomentou o desenvolvimento de competências criativas, críticas e colaborativas.