Escola EB1/PE e Creche de Santa Cruz (Santa Cruz)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
7 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória Descritiva do desafio da Faber Castell “Ecolabirinto”
O desafio nacional “Ecolabirinto” foi apresentado pelas coordenadoras do Programa Eco – Escolas, da nossa escola, numa reunião de Conselho Escolar, de modo a divulgar esta iniciativa da Faber-Castell em parceria com Programa Nacional Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, junto dos docentes, decidindo-se pela participação da nossa escola no mesmo.
Posteriormente, no Clube das Artes, a professora Ana Freitas, divulgou este desafio, junto dos alunos do 1º e 2º anos, apresentando o regulamento do mesmo. Nas aulas TIC, os alunos assistiram à Oficina de Ilustração Ecolabirinto promovida pela Faber Castell de modo a tomarem conhecimento deste desafio, de diferentes ideias, técnicas e materiais possíveis de serem aplicados nos trabalhos.
Este ano, os alunos foram desafiados a criarem um labirinto subterrâneo. O labirinto terá, como ponto de partida, uma árvore e, como ponto de chegada, uma mina de grafite (subterrânea), uma vez que este é um dos materiais necessários para o fabrico dos lápis.
Este desafio permitiu desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade; conhecer o ciclo de vida do Ecolápis, refletir sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; desenvolver a imaginação e criatividade dos alunos e aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.
Este desafio veio igualmente enriquecer o projeto educativo da nossa escola que visa sensibilizar a comunidade educativa para a importância da reciclagem e incutir hábitos de respeito pela preservação e proteção do Meio Ambiente.
Metodologia utilizada/processo de construção do trabalho:
1- Apresentação do desafio nacional “Ecolabirinto” aos alunos do 1º e 2º anos, no Clube das Artes;
2 – Visualização da Oficina de Ilustração “Ecolabirinto” dinamizada pela Faber Castell, nas aulas TIC;
3 – Pesquisa de ideias, para o trabalho, na internet;
4 – Seleção de imagens/ ideias para o trabalho;
5 – Início dos trabalhos, representação gráfica de um labirinto subterrâneo, tendo como ponto de partida uma árvore e como ponto de chegada uma mina de grafite;
6 – Pintura/ilustração dos trabalhos com recurso a diversos materiais de pintura;
7– Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, no hall de entrada da escola, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente;
8 – Seleção de dois trabalhos (desenhos) para participação da escola no desafio nacional Ecolabirinto, promovido pela faber Castell em parceria com a ABAAE.
Materiais utilizados:
Folha de papel cavalinho A3, lápis de grafite, borracha, afia, lápis de cor, canetas de feltro, lápis aguareláveis e pincéis;
Representação gráfica de um labirinto subterrâneo, com a sua diversidade animal, lençóis freáticos e outras substâncias naturais, com recurso a um lápis de grafite,
Pintura da composição gráfica, com recurso a lápis de cor e a lápis aguareláveis;
Contornos dos diversos elementos, a marcador de modo a evidenciarem os elementos principais e outros (ecolápis, árvore, labirinto e mina de grafite).
.