ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Jardim-Escola João de Deus - Braga (Braga)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
10 anos (4.º ano)

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No dia 18 de fevereiro assistimos on-line à Oficina de Ilustração da Faber-Castell, com a professora Carla Cardoso que já conhecemos dos anos anteriores.
Começámos por ver o processo de fabricação dos lápis da Faber-Castell. A madeira que esta marca usa para fazer os seus lápis vem de pinheiros que são semeados de propósito para depois serem usados na fábrica da Faber-Castell. Essas árvores consomem dióxido de carbono e dão-nos oxigénio. É por isso que dizemos que os lápis desta marca são Eco-Lápis.
Este ano o desafio é fazer um Eco-Labirinto com vários caminhos a sair de uma árvore e um deles vai ter com um pedaço de grafite, que é o mineral com que se fazem as minas dos lápis. Grafite é a parte do lápis que escreve.
O labirinto deve ser todo desenhado debaixo da terra, misturado com as raízes da árvore, e é aí que desenhamos o grafite porque como é um mineral, encontra-se debaixo da terra.
No dia seguinte à Oficina de Ilustração, a professora de Artes Visuais distribuiu folhas de papel cavalinho de tamanho A3. Relembrámos o que tínhamos aprendido com a professora Carla Cardoso e metemos mão à obra.
Havia exemplos de labirintos no quadro branco e material em cima das mesas: lápis de grafite HB, aguarelas, lápis de cor e canetas de feltro. Cada aluno dedicou-se ao seu trabalho durante duas aulas. Em cada eco-labirinto não foi esquecido o nosso amigo Eco-Lápis.
Os resultados foram muito bons. Notou-se que este ano a proposta é mais apelativa e os alunos sentiram-se mais entusiasmados.
O corpo docente do 1.ºciclo fez a votação nos trabalhos mais interessantes. A seleção não foi fácil porque eram muitos e muito bons. Agora resta-nos esperar pela decisão do júri.