Academia de Música de Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
11 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Nesta ilustração, podemos observar um labirinto subterrâneo, como pedido pelo desafio, num mundo onde as 4 estações do ano convivem. Debaixo de terra, podemos encontrar uma paleta com tinta e um lápis de grafite, perdidos no percurso, constituído pelas raízes da árvore principal, até à pedra de grafite que aparece destacada no canto direito da ilustração. Já à superfície é onde encontramos a magia das estações do ano. A árvore principal une em si mesma as estações, distribuídas por cada ramo começando no Inverno, seguida pelo Verão, pela Primavera e, por fim, pelo Outono. Esta ordem é invertida quando olhamos para o céu e as pequenas árvores que se inserem em cada uma das divisões.
O objetivo da aluna, ao optar por este tema, foi representar a vida cíclica que a natureza tem contrastada pela persistência e estagnação presente no subsolo e como estas duas realidades convivem em harmonia e, porém, completa segregação. Esta composição é feita, também, de modo a mostrar como a convivência saudável com o mundo que, por si só, também vive e envelhece connosco, é feita através do respeito e apreço pela natureza, como podemos notar pela ligação que o Ecolápis tem com a árvore principal.
Os materiais utilizados neste trabalho foram lápis de cor, lápis de grafite, aguarelas, e caneta de tinta acrílica branca.