Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
11 e 12 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
1.Introdução
O projeto “ECOLABIRINTO” foi desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas, em resposta a um desafio lançado pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa). Esta iniciativa visou sensibilizar os alunos para a importância da sustentabilidade ambiental através da arte, da criatividade e do trabalho colaborativo. A proposta consistiu na criação de um labirinto com temática ecológica, no qual os visitantes deveriam percorrer o caminho até encontrarem um grafiti.
2.Metodologia de Trabalho de Projeto
O projeto seguiu uma metodologia participativa, criativa e interdisciplinar, com várias fases:
Sensibilização e inspiração:
- Os alunos visualizaram o vídeo da Oficina de Ilustração de Ecolabirinto, promovido pela ABAE, que serviu como ponto de partida e inspiração para os seus próprios trabalhos.
- Apresentação de Banda Desenhada (BD) sobre o Ciclo do Ecolápis
Durante a apresentação do projeto, foi também exibida uma banda desenhada criada por uma turma de um ano anterior, que retrata o ciclo de vida do Ecolápis. Esta BD serviu como complemento pedagógico, reforçando o valor da reutilização, da produção consciente e da ligação entre projetos de diferentes gerações escolares.
Investigação e brainstorming: foram explorados temas como reciclagem, preservação ambiental, arte urbana e design de labirintos.
Criação individual: cada aluno criou o seu próprio “Ecolabirinto” em papel, utilizando lápis de cor e aguarelas, integrando elementos visuais e mensagens ecológicas.
Seleção dos três melhores: os trabalhos foram avaliados por um júri interno (professores e alunos), e os três labirintos mais criativos e originais foram destacados na apresentação final.