Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo (Sesimbra)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
Alunos com 9 e 10 anos.
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Descrição do trabalho realizado:
O ponto de partida para a participação dos alunos neste desafio foi a necessidade de contribuir para a tomada de consciência sobre o impacto que a excessiva utilização de recursos naturais tem para o nosso Planeta.
Antes de dar início ao trabalho prático houve uma abordagem ao tema, a partir da exploração da Brochura do Ecolápis, em que foi possível tomar conhecimento da existência de um relevante Projeto Florestal que permitiu transformar áreas de matas nativas degradadas em parques florestais, com árvores da espécie Pinus caribaea. Explorou-se também a importância da exploração dos três sub-projetos ambientais: “Projeto ARBORIS”, Projeto ECOmunidade” e “Projeto ANIMALIS”. Através da exploração da Brochura foi possível uma reflexão conjunta sobre a responsabilidade de cada um, individualmente, e do todo, sociedade, no desenvolvimento de hábitos e atitudes de maior respeito pela flora e fauna, bem como de uma utilização consciente e sustentável dos recursos disponíveis na Natureza.
A exploração sobre as diversas fases de produção do Ecolápis foi acompanhada pelo visionado do Cartaz sobre o ciclo do Ecolápis.
Seguidamente, os alunos realizaram uma pesquisa sobre o processo de extracção do Grafite. Após esta pesquisa puderam compreender as consequências negativas que o referido processo de extração tem, quer a nível ambiental, pela poluição que pode causar no solo, na qualidade do ar e da água, quer na contribuição dada para a destruição de habitats.
Posteriormente, procedeu-se a uma discussão de turma que permitiu estabelecer aspetos que enquanto consumidores podemos e devemos ter em conta no momento de escolha e compra de produtos, bem como da utilização possível dos desperdícios criados em diversas atividades diárias.
Finalizado o trabalho de apresentação, exploração dos materiais, discussão/reflexão, os alunos deram início à realização dos seus desenhos, criando os seus ecolabirintos.
Todos os alunos foram livres de participar com recurso aos materiais sugeridos no regulamento, tendo escolhido maioritariamente os lápis de cera e de cor, apesar de alguns terem escolhido também as canetas de feltro.
Este trabalho revelou-se importante para os alunos na medida em que lhes permitiu, para além de uma maior consciencialização ambiental, o desenvolvimento da sua criatividade e um trabalho interdisciplinar.
Todos os trabalhos realizados, foram escolhidos alguns para representar a nossa escola.