ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica Bairro Afonso Costa (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
6/7 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
INTRODUÇÃO
Este projeto teve como objetivo promover uma maior consciencialização para o consumo excessivo de bens materiais, sobre importância de reutilizar/ reciclar o material como forma ativa de proteger o planeta Terra e os seus recursos.
Esta atividade foi desenvolvida pelas duas turmas de 1º ano de escolaridade, sempre em articulação com as diferentes áreas curriculares.
ENQUADRAMENTO
O Projeto Eco Labirinto enquadrou-se no tema transversal da Educação para a Cidadania, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, promovendo o debate, nas turmas, sobre o desperdício (de um modo geral); posteriormente foi afunilando a temática até ao processo de produção de materiais. Os alunos foram concluindo que muitos das matérias/ recursos necessários para a produção de vários objetos, nomeadamente dos que usam frequentemente na escola, dependem de matérias primas da natureza. Este ciclo além de envolver a natureza e sua preservação manifesta-se também a nível económico.
OBJETIVOS
• Conhecer as principais causas de poluição:
• Alertar, os alunos e famílias, para a necessidade da nossa intervenção de forma a minimizar este problema;
• Alertar para a importância da reciclagem/reutilização (passo simples e ao nosso alcance);
• Uniformização dos trabalhos, nomeadamente no que respeita a alinhar pontos chaves que devem estar representados em todos os trabalhos.
• Alertar para a necessidade de uma intervenção rápida e assertiva no controlo da poluição;
• Alertar para a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, em bom estado, de forma a poupar o ambiente a “carteira”.
METODOLOGIA
Os trabalhos foram projetados em grande grupo após pesquisas sobre os diferentes possibilidades e ideias.
Os trabalhos foram realizados individualmente, partindo das indicações dadas pelas professoras.
Cada aluno produziu o seu desenho, apresentou e explicou o que o seu desenho pretendia ensinar e transmitir. No final foi escolhido um projeto para representação de cada uma das turmas.
RECURSOS HUMANOS
▪ Alunos das turmas do 1ºano de escolaridade;
▪ Professoras titulares das turmas do 1ºano;
RECURSOS MATERIAIS
▪ Materiais reciclados e reutilizados;
▪ lápis de cor, marcadores e lápis de cera.
AVALIAÇÃO
O projeto foi avaliado em grande grupo- turma, de forma a que pudessem ser representadas as ideias/ objetivos gerais da turma.
Foram votados, pelos alunos, os projetos vencedores um de cada turma.
SUSTENTABILIDADE
O projeto "Eco Labirinto" pretendeu ser um projeto sustentável do ponto de vista ambiental, social e económico.
- Ambiental, através da utilização de materiais reciclados e reutilizados, da promoção da educação ambiental e da sensibilização para a preservação do ambiente.
- Social, através da promoção da sensibilização da comunidade escolar e das famílias para uma maior atenção nas temáticas ecológicas e ambientais. Foram trabalhados valores como a cooperação, o respeito, a responsabilidade e a importância de trabalhar em equipa.
- Económico, através da utilização de recursos disponíveis na escola e da otimização dos recursos existentes, assim como da reutilização dos materiais de cada aluno.
CONCLUSÃO
Com o projeto "Eco Labirinto" pretendeu-se a criação de um ambiente de maior envolvimento e participação nas questões relacionadas com a preservação da natureza, dos recursos e numa maior aposta na reutilização de materiais e na sua reciclagem .