ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
3 aos 6 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Metodologia de trabalho: A tarefa iniciou-se com a observação e análise da brochura “Ecolápis” e do cartaz “Ciclo do Ecolápis”.
Seguidamente, realizou-se um debate de grupo/turma sobre que labirinto o eco lápis – andando no jardim de infância – poderia gostar de desvendar… Da minuciosa discussão surgiu a ideia de um labirinto de casinhas/quadradinhos, que ele pudesse percorrer descobrindo, refletindo, jogando, divertindo-se e aprendendo; isto é: aos saltinhos, ao pé-coxinho, jogando um dado, etc., por entre letras que iriam formar uma palavra (a palavra ‘eco’), em cuja última letra viria a encontrar a mina de grafite.
E, sendo para o eco lápis, aproveitar-se-iam materiais simples (recuperados) como elementos construtores e constituintes.
Assim, o grupo recolheu e utilizou: restos de cartão de caixotes, restos de papel, restos de tecido e restos de grafite de lápis “mil vezes” afiados e, por isso, já minúsculos!
Criada a ideia e reunidos os materiais, as crianças pintaram a paisagem (céu azul e terra castanha) com esponja. E desenharam, aguarelaram, coloriram, recortaram e colaram os demais elementos: a árvore, as nuvens, as flores, o caminho sob a terra e a mina.
Materiais de pintura utilizados: guaches, aguarelas e lápis de cor.
Envolvimento dos alunos: Toda a atividade foi desenvolvida em grupo, verificando-se interação e complementaridade de tarefas, para o bem comum: a produção apresentada.
Ao longo do projeto, foram focadas as diversas áreas curriculares da educação pré-escolar. De salientar as artes visuais (fase criativa e de concretização) a linguagem oral/abordagem à escrita (escrita da palavra ‘eco’ e descoberta de que, no fim da palavra ‘lápis’, o ‘s’ tem o valor de ‘ch’), a matemática (reconhecer e contar as ‘casinhas’ do ‘labirinto’ e os ‘passinhos que o eco lápis vai dando’…) e o conhecimento do mundo (valorizar a Natureza e a Sustentabilidade).
As famílias contribuíram na recolha de materiais.
Jardim de Infância de Lagoa Parada
Agrupamento de Escolas de Ansião
Maio de 2025