Centro de Educação Integral (São João da Madeira)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
11
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, cada um de nós, turma do 6.º ano do Centro de Educação Integral, idealizou um EcoLabirinto subterrâneo. Num primeiro momento, após pesquisarmos sobre a importância da produção sustentável dos lápis e sobre o processo de extração da grafite, realizamos um desenho individual, numa folha de papel cavalinho A4 e com materiais, riscadores e/ou aquosos, a gosto. Dos 19 desenhos obtidos, foram selecionadas 2 ideias que foram fundidas de modo a obtermos o projeto final.
No nosso desenho final, o Ecolápis chega de paraquedas à paisagem do Ecolabirinto misterioso. O EcoLabirinto surge de uma imponente árvore e encontramos o seu interior partir de uma porta. Após escorregarmos por vários obstáculos e peripécias, chegamos a um quarto subterrâneo, muito acolhedor e confortável. É nesse quarto escondido que encontramos o maior tesouro: a mina de grafite. A grafite, bem precioso para o fabrico dos nossos lápis, ficará em segurança até que seja necessária para a produção de mais EcoLápis.
Para a elaboração do nosso projeto, usámos como suporte uma folha de papel cavalinho A3 e aplicámos a técnica de desenho. Utilizámos o lápis de grafite para o esboço, colorimos com lápis de cor Black Edition e realçámos alguns pormenores com caneta preta de ponta fina.
Com este projeto aprendemos sobre o fabrico dos lápis, o passo a passo deste a plantação das árvores até à comercialização dos lápis, e a importância de assegurarmos uma produção sustentável, que seja amiga do meio ambiente. Em termos práticos, consolidamos a técnica do desenho e da pintura com lápis de cor, nomeadamente no que toca à aplicação da pintura uniforme e com degradê. Tivemos, ainda, a oportunidade de trabalhar em equipa, tanto na seleção da ideia final quanto na construção conjunta do desenho. A participação no projeto foi muito importante para toda a turma, pois incentivou a encontrar uma solução criativa.