ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Centro de Educação Integral (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
13

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Após a análise da brochura do EcoLápis e a visualização do vídeo, foi-nos colocado o desafio de criarmos um EcoLabirinto subterrâneo, de acordo com o regulamento do concurso. Cada aluno apresentou a sua ideia e, das diferentes propostas, foi votada como vencedora a ideia que aqui apresentamos.
A nossa ilustração apresenta uma publicação aberta, como um jornal ou revista, onde se inscreve um labirinto, metaforicamente desenhado na forma de um EcoLápis. O lápis, neste caso, é representativo da criação e da expressão, valores fundamentais para um futuro mais sustentável. No início do labirinto está representada uma árvore, elemento que origina o lápis e a vida no planeta. O ponto de chegada deste labirinto é a mina de grafite. Sem a árvore, não há lápis, sem a mina de grafite, não há traço. O nosso EcoLabirinto representa, assim, a viagem entre a origem, que é a matéria-prima, e o propósito, a criação artística e o desenvolvimento da criatividade.
Para a realização da nossa ilustração utilizámos uma folha de papel cavalinho A3, lápis de grafite, lápis de cor e caneta.
Esta atividade contou com o envolvimento de toda a turma, principalmente na fase inicial de pesquisa, apresentação de ideias e votação.