ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
9-10 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Neste ano letivo de 2024-2025, ABAAE, em colaboração com a Faber-Castell, lançou um desafio criativo: a conceção de um ecolabirinto..
Este desafio propõe uma viagem de um lápis, partindo de uma árvore, símbolo da vida e da sustentabilidade, até alcançar uma mina de grafite subterrânea que representa a origem de um dos materiais essenciais na produção do lápis.
O conceito central do labirinto envolve a harmonia entre a natureza e os recursos que ela proporciona, destacando a importância de preservar o meio ambiente enquanto aproveitamos os materiais que nos inspiram a criar e aprender.
O ponto de partida começa numa imponente árvore, ilustrada por um labirinto superior com os caminhos interligados através de passagens sinuosas que por sua vez tem uma conexão com o labirinto inferior permitindo ao observador refletir sobre a relação entre o mundo exterior e o subterrâneo.
Nessas passagens labirínticas e sinuosas percorrerá o lápis que se encontra à esquerda do desenho.
Por outro lado, o ponto de chegada à mina de grafite, situada à direita do desenho, demonstra visualmente o percurso que o lápis tem de percorrer através do labirinto inferior para chegar às pedras de grafite interligadas entre si.
Este desenho bem colorido foi realizado numa folha grande, do tamanho A3, o que permitiu ter bastante espaço para desenhar.
Para colorir o desenho, foram usados muitos lápis de cor. As cores mais utilizadas foram: vários verdes, amarelo, castanho, azul, rosa, violeta, cinza e preto.
Cada lápis ficou com uma cor bem forte e bonita para deixar o desenho bem colorido e alegre.
Por outro lado, para fazer os detalhes e contornos, foi usada uma caneta fina, que ajudou a fazer todas as linhas.
Este desafio foi uma oportunidade de unir a criatividade e a aprendizagem, além de sensibilizar para a importância de equilibrar exploração de recursos e conservação ambiental.