ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
9-10 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Neste ano letivo de 2024-2025, ABAAE, em colaboração com a Faber-Castell, lançou um desafio criativo: a conceção de um ecolabirinto..
Este desafio propõe uma viagem de um lápis, partindo de uma árvore, símbolo da vida e da sustentabilidade, até alcançar uma mina de grafite subterrânea que representa a origem de um dos materiais essenciais na produção do lápis.
O conceito central do labirinto envolve a harmonia entre a natureza e os recursos que ela proporciona, destacando a importância de preservar o meio ambiente enquanto aproveitamos os materiais que nos inspiram a criar e aprender.
O ponto de partida começa numa gigante árvore, ilustrada por um mundo superior e um mundo inferior.
Ao longo do percurso, o labirinto foi enriquecido com elementos didáticos, como placas informativas que orientam o observador para se mover até ao ponto de chegada: a mina de grafite.
Nessas passagens labirínticas representadas por escadas, o lápis, que se encontra ao lado esquerdo da árvore, terá de percorrer e realizar alguns desafios impostos.
Por outro lado, o ponto de chegada à mina de grafite, situada à direita do desenho, demonstra visualmente o percurso que o lápis tem de percorrer para que possa chegar às pedras de grafite.
Este desenho bem colorido foi realizado numa folha grande, do tamanho A3, o que permitiu ter bastante espaço para desenhar.
Para colorir o desenho, foram usados muitos lápis de cor. As cores mais utilizadas foram: vários verdes, amarelos, castanhos, azuis, entre outros.
Cada lápis ficou com uma cor bem forte e bonita para deixar o desenho bem colorido e alegre.
Por outro lado, para fazer os detalhes, contornos e mensagens escritas, foi usada uma caneta fina de cor preta.
O título foi destacado com canetas de cor que por sua vez trouxeram muita vida ao desenho.
Este desafio foi uma oportunidade de unir a criatividade e a aprendizagem, além de sensibilizar para a importância de equilibrar exploração de recursos e conservação ambiental.