Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
12 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Este projeto foi realizado, nas aulas de Educação Visual. A atividade foi-nos proposta pelos docentes: coordenadora do Eco-Escola e de Educação Visual, que nos apresentaram o desafio, explicando os objetivos a atingir e o enquadramento da temática.
Os professores fizeram a sensibilização para a sustentabilidade e para o ciclo de vida dos materiais escolares, principalmente, o Ecolápis. Realizei pesquisa em sala de aula sobre o processo de extração da grafite e o ciclo de vida do Ecolápis, (Brochura do Ecolápis, Cartaz com o ciclo do Ecolápis e o vídeo da Faber-Castell).
Na realização do meu trabalho utilizei lápis de grafite e como material de pintura, diversos tons de lápis de cor da Faber Castell. Usei tons mais escuros e mais claros dependendo da zona. usei degradés.
Criei um labirinto subterrâneo que tem como ponto de partida uma árvore e como ponto de chegada uma mina de grafite. O Ecolápis pode escolher um dos três caminhos do labirinto, mas ele tem de ter cuidado porque os caminhos estão interligados. Ele tem de chegar à mina de grafite mas se escolher o caminho errado pode ser atacado por extraterrestres que estão esfomeados, pois esperam há muito tempo que alguém passe por aquele labirinto. O Ecolápis tem de ter muita atenção em onde põe os pés porque pode cair num buraco negro, ser atacado por extraterrestres ou até ser sugado pelas naves espaciais. Mas não são só coisas más que pode encontrar durante o percurso, ele pode também, encontrar baús com recompensas.