ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
12 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Este projeto foi realizado, nas aulas de Educação Visual. A atividade foi-nos proposta pelos docentes: coordenadora do Eco-Escola e de Educação Visual, que nos apresentaram o desafio, explicando os objetivos a atingir e o enquadramento da temática.
Os professores fizeram a sensibilização para a sustentabilidade e para o ciclo de vida dos materiais escolares, principalmente, o Ecolápis. Realizei pesquisa em sala de aula sobre o processo de extração da grafite e o ciclo de vida do Ecolápis, (Brochura do Ecolápis, Cartaz com o ciclo do Ecolápis e o vídeo da Faber-Castell).
Este ano o desafio era criar um labirinto subterrâneo que tinha de ter como ponto de partida uma árvore e como ponto de chegada uma mina de grafite.
Para a elaboração deste trabalho usei várias técnicas, apenas com grafite e lápis de cor, que são da marca Faber Castell. Em cada beco que o ecolápis encontrava e não podia seguir em frente o seu caminho, coloquei monstros. Ele teve, também, de escolher entre vários caminhos e direções para chegar à mina.
O Ecolápis aventurou-se sozinho dentro deste labirinto pois, quis manter segredo sobre este labirinto. Ele não sabia ao certo qual era o tesouro que estava ali escondido ou se existia algum tesouro. Durante o seu caminho assustou-se e fugiu de vários monstros. Então, depois de muitos sustos, corridas, cansaços e de percorrer aquele labirinto uma série de vezes, encontrou finalmente a mina e, percebeu que esse era o verdadeiro tesouro que o labirinto escondia.