Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
14
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de educação visual com o apoio da Professora Carolina Pimentel os alunos de duas turmas do 9º ano.
O trabalho apresentado foi realizado no âmbito do desafio proposto pela Faber-Castell, que consistia em criar um labirinto subterrâneo, tendo como ponto de partida uma árvore e como ponto de chegada uma mina de grafite.
Após a visualização de um vídeo que demonstra o processo de fabrico dos lápis, desde a matéria-prima essencial na sua produção até à sua conceção final, os alunos fizeram uma pesquisa de diferentes árvores e minas de grafite, passando pelo registo de esboços de tudo o que era considerado essencial à produção deste trabalho criativo.
No total foram elaborados 15 trabalhos, que foram expostos no átrio interior da escola, posteriormente foi feito um concurso, onde toda a comunidade foi convidada a votar, no total contabilizamos 168 votos, tendo esta ilustração uma votação de 50 votos.
Metodologia do trabalho:
- Comecei por usar uma folha A3, de papel cavalinho. Depois fiz o rascunho, usando o meu estilo de arte. A seguir pintei com lápis de cera, o que deu um efeito de aquarela na árvore. Para finalizar, passei com caneta preta para realçar o desenho como eu pretendia.
Materiais de pintura utilizados:
- Folha A3 de papel cavalinho;
- Lápis de carvão (HB);
- Lápis de cera da marca Cryola;
- Caneta preta de gel;
- Criatividade .
Envolvimento do aluno:
- Eu gostei de fazer o projeto, pois sempre gostei de desenhar, e, de vez em quando, gosto de um desafio como este.