Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
14
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de educação visual com o apoio da Professora Carolina Pimentel os alunos de duas turmas do 9º ano.
O trabalho apresentado foi realizado no âmbito do desafio proposto pela Faber-Castell, que consistia em criar um labirinto subterrâneo, tendo como ponto de partida uma árvore e como ponto de chegada uma mina de grafite.
Após a visualização de um vídeo que demonstra o processo de fabrico dos lápis, desde a matéria-prima essencial na sua produção até à sua conceção final, os alunos fizeram uma pesquisa de diferentes árvores e minas de grafite, passando pelo registo de esboços de tudo o que era considerado essencial à produção deste trabalho criativo.
No total foram elaborados 15 trabalhos, que foram expostos no átrio interior da escola, posteriormente foi feito um concurso, onde toda a comunidade foi convidada a votar, no total contabilizamos 168 votos, tendo esta ilustração uma votação de 29 votos, tendo ficado em 2ºlugar.
A composição apresenta os seguintes elementos que são referidos de acordo com o seu processo de execução.
Ordem dos elementos superiores:
1- o chão onde o ecolápis está representado;
2- o rio da terra mágica;
3 – diversas árvores e a casa do ecolápis;
4 – a terra mágica por detrás do ecolápis;
5 - a pedra, a porta para o mundo subterrâneo e o ecolápis;
6 – o sol que mostra paz;
7 – a estrela que mostra a beleza da terra mágica.
Ordem dos elementos superiores:
1 - o labirinto perigoso debaixo da terra;
2 - os crânios que mostram coisas assustadoras. O crânio que usa chapéu é o líder destes crânios;
3 – O labirinto dá acesso a três lugares: ao portão do inferno, ao rio da terra mágica, e à mina de pedras de grafite que mostra o “ouro” deste mundo mágico.
Para a realização do trabalho foi utilizado lápis de cor, tinta guache branca para alguns destaques e caneta preta para os contornos, de modo a realçar as formas e cores. A paleta das cores vibrantes escolhida foi feita, essencialmente, para criar contraste entre o mundo mágico e o labirinto subterrâneo.