ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB/JI Hortênsia Diogo Correia (Cascais)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
7 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
A turma do 1.º ano participou, com entusiasmo, no desafio “Ecolápis”, criando um labirinto subterrâneo – “Ecolabirinto”.
Como ponto de partida, começámos por fazer uma chuva de ideias a partir da palavra “ecolabirinto”, na qual escrevemos, no quadro, palavras/frases como “jardim”, “ecologia”, “Alice no país das maravilhas”, “confuso”, “ajudar o planeta”, entre outros.
Depois, pesquisámos o significado da palavra grafite e realizámos uma pequena investigação sobre como são fabricados os lápis, explorando alguns vídeos educativos disponibilizados na internet, onde pudemos conhecer o processo de fabrico dos lápis, desde a plantação nos viveiros até ao produto final. No final desta pesquisa, explorámos o cartaz com o ciclo do Ecolápis e imprimimos um para ficar em exposto na nossa sala de aula.
O passo seguinte consistiu em analisar a brochura, de onde retirámos o lema da Faber-Castell: “Uma companhia para toda a vida!”, e em explorar o cartaz com o Ciclo do Ecolápis.
Por fim, para terminar a fase de exploração, em modo de resumo, visionámos o vídeo “Faber-Castell - Divirta-se descobrindo como é o ciclo animado do EcoLápis”, da Oficina de Ilustração, através do qual se pode conhecer o ciclo de vida do Ecolápis.
Na segunda fase do projeto, a professora lançou o desafio do Ecolabirinto a toda a turma e lemos com cuidado as regras do concurso. Todos os alunos começaram por desenhar um pequeno esboço, utilizando apenas lápis de grafite.
Posteriormente, todos redesenharam a sua proposta numa folha A3, utilizando como material de desenho o lápis de grafite e como material de pintura, os lápis de cor.
A terceira e última fase do projeto decorreu em conselho de turma, onde verificámos se todos os trabalhos cumpriam as regras estabelecidas e onde votámos no trabalho vencedor. No conselho de turma fizemos também a avaliação individual e coletiva da participação neste desafio.