ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica Nº1 de Frazão (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
7 ANOS

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
No âmbito do desafio “Ecolabirinto" do Programa Eco-Escolas 2024-2025, os alunos da turma de 2º. ano, da Escola Básica nº1 de Frazão, abraçaram com entusiasmo a missão de criar um labirinto que representasse a importância da sustentabilidade e das ações ecológicas no nosso dia a dia. Este desafio foi uma excelente oportunidade para sensibilizar os alunos para a conservação ambiental, utilizando a criatividade e a colaboração como ferramentas de aprendizagem. A criação do Ecolabirinto permitiu aos alunos explorar diferentes cores, formas e elementos visuais, expressando a sua visão sobre a natureza e a sustentabilidade. A elaboração do Ecolabirinto teve início com um esboço, seguido da aplicação de diversas técnicas artísticas. Os discentes utilizaram lápis de cor, Faber-Castell, canetas de feltro para dar vida às ilustrações, papel de embrulho para criar texturas e colagens, tudo numa folha cavalinho A3. As fases de elaboração incluíram o sombreado e o esbatimento de cores, demonstrando um processo de aprendizagem gradual e criativo.
Resultados e Impacto:
O Resultado final do Ecolabirinto subterrâneo foi um sucesso. Os alunos demonstraram uma compreensão crescente sobre a importância da sustentabilidade e do seu papel na construção de um futuro mais verde. A atividade não só reforçou os conhecimentos sobre ecologia de forma lúdica e interativa, como também desenvolveu competências importantes como a colaboração, a criatividade e a motricidade fina.
Este foi um trabalho coletivo, que desenvolveu conhecimentos interdisciplinares, nomeadamente em Estudo do Meio, Formação Cívica, Expressão Plástica e técnicas de desenho. O Ecolabirinto criado é resultado das metas alcançadas do Eco-Escolas.