Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
8 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio “Ecolápis” foi apresentado à turma para estimular a criatividade, a arte do desenho e da pintura em simultâneo com o desenvolvimento da consciência ambiental e do impacto sobre a compra e o desperdício dos produtos. Seriam os alunos capazes de criar um labirinto subterrâneo tendo em conta o processo de extração do grafite? Como seria uma mina de grafite? Quem ajudaria o Ecolápis nessa missão?
Em contexto de sala de aula foram pesquisadas informações acerca dos elementos principais para a elaboração deste desafio, tais como informação sobre a matéria-prima, o grafite, como seria um labirinto e quem poderia no interior do solo fazer os túneis que seriam a base do labirinto. A partir dessa pesquisa, os alunos realizaram vários projetos em papel A4, numa fase inicial e depois votaram nos 3 desenhos mais criativos, desenvolvendo assim o seu sentido crítico e a sua capacidade de argumentação.
Os materiais de pintura foram ao agrado dos alunos e optaram por usar os mais comuns, como o lápis de grafite, o lápis de cor, os marcadores e os lápis de cera.
Os três trabalhos foram apresentados, em formato A3, e sujeitos a uma votação de escola. O trabalho escolhido foi “Em busca da mina de grafite” do aluno Martim Costa.
Os alunos demonstraram um grande envolvimento, revelaram-se muito motivados e sempre prontos para ajudarem os colegas. Foi uma excelente oportunidade de aprendizagem!