ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
11 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Numa primeira fase, foi apresentado o Desafio Ecolápis a três turmas de 5.ºAno, na disciplina de Artes e Tecnologias. Como estratégia de sensibilização e de motivação para este projeto, os alunos visionaram todo o material facultado pela Faber-Castell, além de diferentes vídeos sobre o ciclo de vida do lápis de grafite e de cor sobre a extração de minerais, nomeadamente da grafite. Houve ainda lugar para uma alargada reflexão sobre a sustentabilidade dos materiais escolares, em especial sobre os materiais riscadores, nomeadamente no impacto que o consumo e o desperdício dos referidos materiais cria ao nosso planeta.
Após leitura do regulamento do concurso, os alunos deram início ao projeto, começando por realizar várias pesquisas sobre os elementos a constar no seu trabalho, designadamente, tipos de árvores, labirintos, pedras/ minerais de grafite e sobre o Ecolápis. Após a informação recolhida, entrámos na fase de produção de diferentes esboços, estudos de cor e experimentação de materiais riscadores. Em seguida, e com as ideias a surgirem, os alunos foram incentivados a criarem uma história visual, tendo como personagem principal o Ecolápis. Como forma de estimular a criatividade de cada aluno, foi dada total liberdade para pensarem em espaços inesperados, outras personagens, no tempo considerando o passado, presente ou futuro, uma história que contasse uma grande aventura do personagem principal, o Ecolápis. Para tal, contámos também com a ajuda do professor de Português, que na sua disciplina, cooperou com os alunos na escrita e correção das diferentes histórias. Esta articulação foi essencial para que os alunos organizassem as suas ideias e facilitou bastante a transposição da linguagem escrita para a linguagem visual.
O projeto final foi realizado numa folha A3 de papel cavalinho, utilizando lápis de grafite, lápis de cor, aguarelas, pasteis de óleo e marcadores.