Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
3 a 5 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória descritiva - A atividade “ECOLABIRINTO/Desafio Faber-Castell” foi realizada com os alunos/crianças após a visualização da sessão online do workshop dinamizado pela Professora Carla Cardoso. Durante o encontro, os alunos/crianças foram inseridos no processo de extração do grafite, elemento fundamental para a fabricação dos lápis, e discutiram a importância de compreender o ciclo de vida do Ecolápis, por meio dos materiais fornecidos pela FaberCastell, como a Brochura do Ecolápis e o Cartaz explicativo.
A atividade destacou os impactos ambientais relacionados à exploração de recursos naturais, abordando questões como a eliminação de espaços verdes e o desequilíbrio causado pelas ações humanas, como a exploração de madeira e produtos florestais. Nesse contexto, os alunos/crianças refletiram sobre como suas escolhas de consumo, uso e descarte de produtos podem influenciar diretamente o meio ambiente.
Por meio da análise do ciclo de vida do Ecolápis, os alunos /crianças entenderam a importância da sustentabilidade na cadeia de produção e consumo. Foram incentivados a pensar sobre formas de reduzir o desperdício e promover atitudes conscientes no uso de materiais escolares, alinhando esses hábitos aos princípios da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Além disso, o debate evidenciou o papel essencial da vegetação na manutenção de um planeta saudável, conservação de recursos naturais e redução da poluição. A plantação de árvores torna o nosso Meio Ambiente/Planeta menos poluído, produzindo mais oxigénio que é muito importante na respiração de muitos seres vivos, tornando-se assim um ambiente mais saudável para os mesmos.
Assim, a atividade não apenas promoveu a aquisição de conhecimentos sobre o impacto ambiental das escolhas humanas, mas também desenvolveu habilidades e atitudes necessárias para a construção de uma relação mais equilibrada e sustentável com o meio ambiente.
O desafio incentivou os alunos/crianças a tornarem -se agentes transformadores, conscientes da importância de pequenas ações que, somadas, podem gerar grandes mudanças para o futuro do planeta.
Utilizou-se diversos materiais riscadores: Lápis de grafite; Folhas de papel A3, borracha, lápis de cor e de cera Faber Castell, bocados de madeira, aparas e bicos de lápis. Assim iniciou-se o registo gráfico com várias sugestões por parte dos alunos/crianças para a criação do “ECOLABIRINTO/Desafio Faber-Castell”, respeitando o regulamento do concurso assim como: A personagem “Ecolápis, no lado esquerdo, árvore, mina de grafite (subterrânea) e o respetivo labirinto.