ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Centro Escolar da Luz (Lagos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
Entre 6 e 10 anos.

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da participação no concurso "Eco-Labirinto", promovido pela ABAE, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância da natureza, da biodiversidade e da preservação ambiental.
O projeto começou com uma sessão de brainstorming, onde os alunos partilharam ideias sobre o papel das árvores e a vida no subsolo. De seguida e seguindo o desafio proposto desenharam uma árvore com raízes como se fossem um labirinto vivo, integrando elementos naturais e imaginários. O processo foi colaborativo e dividido em etapas: conceção da ideia, esboço, escolha de cores e pintura final.
Foram utilizados lápis de cor e lápis de cera sobre papel branco.
Todos os alunos da turma estiveram envolvidos em diferentes fases do processo. Alguns contribuíram com ideias e esboços, enquanto outros ficaram encarregues da pintura final. A atividade promoveu o trabalho em equipa, o respeito pelas ideias dos colegas e o desenvolvimento de uma consciência ecológica.
O desenho representa uma árvore que, à primeira vista, parece comum. No entanto, as suas raízes transformam-se em caminhos coloridos que formam um labirinto simbólico e um deles vão dar a uma mina de grafite. Cada raiz tem uma cor e forma distintas, remetendo à diversidade da vida que existe debaixo da terra. Ao fundo, surge um pequeno gato, observando a cena, e flores, lembrando-nos que cada elemento da natureza tem o seu lugar e importância.
Este eco-labirinto visual convida-nos a refletir sobre a complexidade e beleza da vida subterrânea, muitas vezes invisível, mas essencial para o equilíbrio do planeta.