Escola EB da Lagoa (Gondomar)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Idade do(s) autor(es):
9-10 anos
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
O desafio "ECOLABIRINTO" lançado à T15 (4.º ano), da EB da Lagoa, teve início com a apresentação dos materiais existentes na plataforma Eco-Escolas (brochura do Ecolápis, cartaz com o ciclo de vida do Ecolápis), de forma a sensibilizar todas as crianças e motivá-las para a criação de uma ilustração que refletisse a compreensão do tema, com principal foco nas Minas de Carvão e no Ecolápis. A partir desse momento, dedicamo-nos não só à ilustração, como à escrita… com textos criativos sobre a personagem do Ecolápis, nas mais diversas aventuras.
O conhecimento prévio, enriquecido pela visita ao Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, no nosso Concelho, promovido pelos Percursos D’Ouro da Câmara Municipal de Gondomar, onde escutamos a voz de um mineiro contando-nos inúmeras curiosidades vividas debaixo da terra, vestimos os trajes dos mineiros e observámos: o gasómetro, o saco do farnel, os vagões, a picareta, o cavalete do Poço de S. Vicente (monumento de interesse público), entre outros, forneceu uma base sólida para o desenvolvimento do nosso trabalho.
Individualmente, desenvolvemos projetos preliminares selecionando, posteriormente, os elementos mais significativos de cada aluno(a), para compor a ilustração final, numa folha A3, representativa da turma. Não conseguimos apenas selecionar um trabalho, estavam todos fantásticos, cada um à sua maneira e com a sua criatividade. Utilizámos materiais acessíveis e existentes no contexto da sala de aula: borracha, aguça, lápis de carvão e de cor Faber-Castell (disponibilizados por dois alunos da turma), canetas de feltro e aguarelas, aperfeiçoando as nossas técnicas de pintura durante todo processo. A ilustração demonstra a força da união colaboração da nossa turma, com cada criança a desenhar e pintar diversos elementos, recorrendo a imagens de pesquisa realizados, para aumentar o grau de pormenor. Esta ilustração foi realizada de forma faseada, ao longo de duas semanas, homenageando, todos o processo da extração do carvão e dos mineiros que inspiraram a nossa obra.
A floresta da Faber Castell que desenhamos é sustentável, vibrante e representa um ecossistema equilibrado pela presença de inúmeros seres vivos. Neste local, a extração de recursos, pelos humanos, que estão apenas representados pela fábrica, dá-se de forma consciente, garantindo a preservação da biodiversidade, para gerações futuras.
Os Ecolápis que desenhamos “companheiros”, realçam o árduo trabalho de todos nós, à semelhança do ambiente vivido no interior da Terra protagonizado pelos mineiros, desde a extração da matéria-prima até a chegada do produto final – LÁPIS (de alta qualidade, resistentes, atrativos e com cores impressionantes) – ao consumidor, ou seja, a todos nós, às crianças, jovens e adultos, para juntos conseguirmos dar asas à nossa imaginação e colorirmos o nosso Mundo, com um sorriso no rosto e com a paleta de cores da Faber Castell, nas nossas mãos.