ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola EB António Graça - Barrô (Águeda)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
10 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva - Concurso Ecolabirinto da Eco-Escolas
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido para o concurso Ecolabirinto da Eco-Escolas, com o objetivo de explorar a relação entre a natureza e os materiais que utilizamos no nosso dia a dia. O projeto foi inspirado pelo estudo das rochas e minerais, com foco particular nas minas de grafite, que foram objeto de pesquisa e reflexão.
Materiais Utilizados
- Desenho a lápis de carvão: Utilizou lápis de carvão para desenhar
( representa a riqueza e a complexidade das rochas e minerais).
- Pintura a lápis de cor: A aplicação de lápis de cor trouxe vida ao desenho, simbolizando a diversidade de cores e formas presentes na natureza.
- Contornos a marcador: Os contornos em marcador ajudaram a destacar os elementos principais do desenho, conferindo um contraste que realça a profundidade e a dimensão do desenho.
- Processo Criativo
O trabalho começou com uma pesquisa sobre as minas de grafite, onde aprendeu sobre a extração e a importância desse mineral. Essa fase foi crucial para entender o impacto ambiental da exploração de recursos naturais. Através de esboços preliminares, capturou a essência das formações rochosas e a beleza dos minerais.
Temática
O desenho reflete a interconexão entre o ser humano e a natureza, evidenciando a beleza dos materiais que utilizamos, mas também a necessidade de os explorarmos de forma sustentável. A escolha do grafite como tema central simboliza a dualidade da sua exploração: essencial para a vida moderna, mas também um recurso que deve ser preservado.
Conclusão
Este trabalho não é apenas uma representação artística, mas uma reflexão sobre a responsabilidade que temos em relação ao meio ambiente. Esperamos que, através deste projeto, outros possam ser inspirados a considerar a importância da sustentabilidade na exploração de recursos naturais.
Trabalho selecionado da turma B5
Leonor Pinheiro