ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell | Trabalhos 2024-25

Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Idade do(s) autor(es):
11 anos

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
A atividade teve início com uma pesquisa, durante a qual os alunos exploraram os elementos que poderiam ser utilizados no trabalho e refletiram sobre a forma como seriam organizados. Esta fase inicial permitiu que todos tivessem uma compreensão mais profunda do tema e recolhessem ideias para as criações que se seguiriam.
Como apoio, observaram vários exemplos de trabalhos já realizados com base no mesmo tema, o que os ajudou a inspirar-se e a pensar na melhor forma de abordar o desafio.
De seguida, os alunos iniciaram a realização dos trabalhos, tiveram liberdade para decidir o que pretendia desenhar, como organizar os elementos escolhidos e de que forma expressar as suas ideias no cartaz.
Todos os alunos utilizaram diversos materiais de pintura (lápis de cor, canetas de feltro, aguarelas e guache), o que lhes permitiu aplicar criatividade na escolha das cores e no estilo gráfico adotado.
Após conclusão dos cartazes, a turma participou numa votação para escolher o cartaz que melhor representava o tema trabalhado. Este momento final promoveu o respeito pelas opiniões dos colegas, a valorização do esforço de todos e o reconhecimento da diversidade de ideias.