Município de Leiria
N.º de muros pintados:
8
Memória descritiva:
I) Como motivou à participação das suas escolas?
Foi remetido a todas as Eco Escolas um mail a informar que o Município de Leiria tinha aderido à iniciativa “Muros com vida”, sendo que para tal disponibilizava as tintas para a pintura dos mesmos e também a possibilidade de realização de uma atividade de educação ambiental sobre a temática.
Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O Município de Leiria apoiou os estabelecimentos de ensino inscritos com meios humanos, quer para a realização das atividades de educação ambiental, quer para toda a logística referente à aquisição e distribuição das tintas bem como a calendarização da passagem dos stencils entre estabelecimentos de ensino.
Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre a fauna, flora e ecossistemas concelhios ou até mesmo sobre arte urbana e técnicas de pinturas de exterior?
Foi remetido por mail a todas as Eco Escolas uma informação que o Município de Leiria estaria disponível para a realização de atividades de educação ambiental sobre a temática, no entanto, esta foi só solicitada pelo Centro Escolar de Monte Redondo e pela Amitei.
Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas? De que forma?
Devido à falta de recursos humanos não foi possível acompanhar presencialmente a pintura dos muros, no entanto, esta foi acompanhada por telefone e mesmo pela passagem por alguns dos estabelecimentos de ensino em horário pós laboral.
Fotografias:
Fotografias do Município:
Fotografias das Escolas:
Outras informações (opcional):
Testemunhos de quem participou (com indicação da instituição e data):
Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real – mail remetido pela educadora Lurdes no dia 14/06/2025
Centro Escolar de Monte Redondo – Professora Sofia Sousa, mail remetido a 09/06/2025
Escola Básica e Secundária Henrique Sommer - email enviado a 24/06/2025
Colégio Senhor dos Milagres - email enviado a 25/06/2025
Grau de envolvimento dos participantes:
As crianças do Centro de Bem-Estar Infantil de Monte Real participaram com muito entusiasmo ao longo de todas as fases do projeto. Estiveram ativamente envolvidas na observação da natureza, na partilha de ideias e na execução da pintura do mural. Demonstraram grande interesse e curiosidade, realizando aprendizagens significativas sobre a biodiversidade local, a importância da água, da vegetação e da preservação do meio ambiente.
Durante a fase de execução prática, as crianças foram organizadas em pequenos grupos de 2 a 3 elementos. Cada grupo pintava por sua vez, respeitando a vez dos colegas e desenvolvendo, assim, a capacidade de esperar, observar e colaborar. Enquanto uns pintavam, os outros observavam atentamente o progresso da pintura, trocavam opiniões e comentavam como estava a ficar o mural, promovendo uma dinâmica de partilha e reflexão. O revezamento dos grupos permitiu que todos participassem de forma equilibrada, contribuindo para que o mural fosse totalmente pintado pelos alunos do CBEI, com o apoio atento e fundamental dos adultos envolvidos – educadoras e artista convidado.
Centro Escolar de Monte Redondo - O grau de envolvimento dos participantes no projeto "Muros com Vida" do projeto Eco-Escolas foi bastante positivo. A escola e o município incentivaram a participação ativa dos alunos e professora, promovendo um workshop sobre Educação Ambiental sobre a fauna, flora e ecossistemas da região, particularmente sobre o ecossistema da cegonha-branca. Além disso, houve apoio logístico e material, como tintas e pincéis, para facilitar a realização das pinturas. O projeto também valoriza a comunicação e divulgação dos trabalhos, garantindo que os participantes se sintam reconhecidos e motivados.
Escola Básica e Secundária Henrique Sommer - Os alunos adultos estiveram envolvidos:
- Seleção do ecossistema a pintar em turma;
- Esboço da pintura do mural;
- Pintura da parede em branco;
- Delimitação dos elementos do ecossistema;
- Pintura manual pela turma;
- Inauguração do mural no dia 6 de junho.
Colégio Senhor dos Milagres - Os alunos envolvidos tinham entre 9 e 13 anos, pertencentes aos 5.º e 6.º anos de escolaridade. O processo foi desenvolvido em várias fases: os alunos do 5.º B deram o primeiro passo, deixando-se inspirar pela natureza e criando desenhos de florestas, cheios de cor, detalhe e imaginação. A partir desses trabalhos, os alunos do 6.º A recortaram elementos e criaram uma nova composição visual, num exercício criativo de colaboração e reinvenção. O Pietro, do 6.º A, assumiu com entusiasmo a missão de digitalizar e simplificar a imagem final, preparando-a para ser adaptada ao mural. A última fase — a pintura do muro — contou com a participação de alunos dos 5.º, 6.º e 7.º, 8.º e 9.º anos, que, pincel a pincel, deram vida à obra num verdadeiro espírito de entreajuda, dedicação e orgulho coletivo.
Apesar de nem todas as turmas terem participado diretamente, o entusiasmo espalhou-se por toda a escola. Muitos alunos, de diferentes anos, manifestaram o desejo de contribuir. Este tipo de projeto é sempre recebido com enorme alegria, pois oferece aos alunos a oportunidade de se expressarem, de trabalharem em conjunto e de sentirem que fazem parte de algo maior — uma escola mais bonita, mais viva e mais sua.
Partilha de dificuldades detetadas:
Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real - Não foram registadas dificuldades relevantes. Apenas os desafios habituais de coordenação com crianças em idade pré-escolar, que foram prontamente ultrapassados com o apoio das educadoras e do pintor convidado.
Centro Escolar de Monte Redondo - Nem sempre é fácil mobilizar todos os participantes, especialmente se houver falta de interesse ou disponibilidade por parte dos alunos. Tivemos de criar cores secundárias e terciárias, o que levou mais tempo porque exigiu uma mistura precisa e ajustada para alcançar os tons desejados. Apesar do tempo extra, esse processo também contribuiu para a aprendizagem e criatividade dos envolvidos, tornando o mural ainda mais especial! Desta forma, o impacto positivo do projeto superou os desafios, promovendo a sensibilização ambiental e o envolvimento dos alunos.
Escola Básica e Secundária Henrique Sommer - As maiores dificuldades detetadas foi conciliar o horário de todos os alunos para a pintura do mural.
Colégio Senhor dos Milagres - Durante o desenvolvimento do projeto mural, foi identificada uma dificuldade relacionada com a calendarização da recolha/entrega do stencil. A definição da data revelou-se menos célere do que o desejado, o que exigiu ajustamentos de última hora e alguma reorganização logística. Esta situação evidenciou a importância de uma articulação mais atempada entre os intervenientes, de modo a garantir uma maior fluidez no processo e evitar constrangimentos na concretização das fases seguintes do trabalho.
Outras observações:
Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real - Consideramos que esta foi uma atividade muito positiva e enriquecedora para toda a comunidade educativa. Para além do impacto visual e estético do mural, a iniciativa teve um grande valor pedagógico e ambiental, sensibilizando desde cedo para a importância da proteção do ecossistema local. Foi, sem dúvida, uma experiência gratificante para todos os envolvidos, promovendo o desenvolvimento da criatividade, da consciência ecológica, da cooperação e do sentido de responsabilidade coletiva. Aproveitamos também para expressar o nosso sincero agradecimento ao Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (CIA) e à Câmara Municipal de Leiria, pelo apoio incansável a este projeto. Graças ao vosso contributo, foi possível desenvolver uma atividade que uniu arte, ecologia e biodiversidade, promovendo aprendizagens significativas desde a infância. Um especial obrigado pelas tintas gentilmente oferecidas, que permitiram dar vida e cor a este mural que agora embeleza o nosso espaço e representa o nosso compromisso com a natureza.
Centro Escolar de Monte Redondo - Para projetos deste nível, sugiro workshops sobre arte urbana e técnicas de pintura.
Escola Básica e Secundária Henrique Sommer - Foi a primeira vez que o fizemos no âmbito da educação de adultos e uma experiência muito gratificante.