Muros Com Vida – Trabalhos 2024/2025

Escola Básica 2,3 de Arganil (Arganil)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural Final - O nosso Ecossistema

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Direção do Agrupamento.
Membro da comunidade - Construtor civil que cedeu andaimes.
Comunidade escolar- auxiliares.
Município.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
“ Muros com Vida” - atividade de extrema importância porque ajuda a consciencializar os alunos e a comunidade sobre a preservação do meio ambiente, promovendo uma conexão mais próxima com a natureza. Além disso, ao registar esta ação nos muros das escolas, cria-se um espaço de reflexão e inspiração para todos, incentivando a participação contínua na proteção do nosso ecossistema. É uma forma criativa de envolver a comunidade escolar e fortalecer o compromisso com a sustentabilidade!
Neste mural temos representado á nível de flora: Sobreiro, oliveira, urze, giestas, fetos, cogumelos e também está representada a Serra do Açor. A nível de fauna: Corso, javali, cobra rateira, rato, raposa, esquilo, doninha, corvo e o açor.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida por vários alunos, foram feitas algumas alterações ao longo do processo.
A imagem final tem como objetivo final representar vários elementos da flora e fauna do Ecossistema onde se encontra inserida a escola.
Essa imagem está inserida em duas asas de forma aos alunos poderem usar essa imagem para tirar fotos e assim fazer "voar" esse Muro e dar Vida a esse maravilhoso Ecossistema que nos rodeia.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foram feitos vários projetos, onde foi analisado várias imagens da flora e fauna envolvente.
Depois foi feita uma composição harmoniosa de todos os elementos.
A seguir foi escolhido o Muro com mais visibilidade tanto pela comunidade escolar como a restante comunidade.
Finalmente foi feito o esboço do mural e começou a pintura (essa pintura foi feita por várias fases , sempre que os alunos tinham tempo livre e na disciplina de Educação visual e quando algumas disciplinas cediam algum tempo).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Este Projeto foi apresentado aos alunos do 8ºano (13 anos) com todas as preocupações inerentes ao tema " A importância da preservação do Ecossistema.