Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto)
										Parceiros:
O desafio Eco Escolas, está enquadrado nas atividades do Clube Ciência Viva na Escola.
                                    
Memória descritiva
										Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
É o ecossistema português, com alguns exemplares da fauna e flora características de Portugal.
                                    
										Qual a razão da escolha desta imagem?
Este mural representa a nossa biodiversidade. 
Sensibiliza para a importância da sua preservação. 
Apela à proteção do nosso ecossistema. 
Motivou a comunidade escolar, visualmente, para questões que a todos dizem respeito.
                                    
										Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Nas aulas de desenho A, o professor António carvalhal motivou os alunos do 12ºF, para a construção. 
A turma realizou os estudos prévios, pintou o muro de branco, fez os esboços ao fim do dia, com ajuda de um projetor, delineou todas as figuras a preto e começaram a pintar. 
Foi tão interessante o processo que, todos os dias, estava algum elemento da comunidade escolar, sem pertencer ao grupo responsável, a ajudar a pintar. 
Foi gratificante ver o envolvimento de todos, numa construção que é para todos
                                    
										Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm entre 17 e 18 anos, em termos médios, e pertencem ao curso de artes visuais.  
Após a minha proposta, o professor de desenho A, começou  trabalhar com os alunos, nas aulas. 
Os alunos e o professor trabalharam voluntariamente fora do horário letivo. 
A proposta conseguiu motivar e envolver os alunos que aderiram de uma forma incrível, superando todas as expectativas.
                                    
 
                    
