Escola EB1/PE da Lourencinha (Câmara de Lobos)
Parceiros:
Apesar do nosso município ser um grande parceiro no programa Eco-Escolas, neste desafio específico não recebemos na totalidade o respetivo apoio no fornecimento dos materiais necessários à execução do trabalho, nomeadamente tintas e pinceis. Como tal, a pintura pensada e programada não ficou finalizada por falta de matéria prima. Porém, o sucedido não desanima professores e alunos e leva-nos ao desejo de continuar no próximo ano letivo.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A imagem pintada representa um ecossistema marinho, inspirado no fundo do oceano da ilha da Madeira onde um conjunto de diferentes espécies vivem e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo ecossistema estável, equilibrado e autossuficiente.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da pintura deveu-se a diferentes aspetos. Desde o fascínio dos oceanos e das espécies que lá existem pelos alunos; dar continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo anterior neste mesmo desafio; a parceria com o programa Escola Azul.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Com o intuito de mobilizar a comunidade para a prevenção dos ecossistemas e alertar para as alterações climáticas que têm levado à extinção em massa de várias espécies e dar vida ao recinto das crianças da Pré-escolar, decididos criar e dar continuidade a outra pintura temática já elaborada no estabelecimento. Apesar de ainda não estar finalizada já conseguimos contemplar um espaço de educação, arte, contemplação, partilha e até mesmo de comunicação dos princípios de sustentabilidade. Através da pintura pretendemos transmitir uma mensagem não só ligada ao “Mar”, como também ao tema “Biodiversidade e Sustentabilidade” que deverá sempre fazer parte do nosso dia-a-dia.
Após a aprovação do(s) desenho(s) a pintar pelos membros do conselho Eco-Escolas, a imagem foi reproduzida em esboço na parede situada no recinto escolar pelos professores coordenadores da atividade. Numa fase seguinte, com a ajuda dos alunos envolvidos no projeto demos os primeiros contornos dando cor e vida à imagem do ecossistema representado. Por fim, com a ajuda dos professores colorimos a imagem final. Esta mesma imagem, apesar de ainda não estar finalizada já embeleza o recinto escolar e alegra os que lá brincam.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Principalmente alunos das turmas de 4º ano com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos de idade e professores e Expressão Plástica.