Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
Parceiros:
- A Câmara Municipal da Ponta do Sol concedeu-nos as tintas para colorirmos os murais.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura mural “Muros com Vida” (Mural 1 e 2) representa uma síntese visual entre o mar e a serra, destacando a riqueza natural da ilha da Madeira. Foram integrados elementos dos ecossistemas marinhos e da floresta Laurissilva madeirense, com especial atenção à biodiversidade característica destes habitats. A composição evidencia a interdependência entre os vários ecossistemas da ilha, numa celebração visual da sua fauna, flora e paisagem.
Qual a razão da escolha desta imagem?
As imagens concebidas para os murais pretendem ilustrar o equilíbrio entre os ambientes terrestre e marinho, simbolizado através da inclusão de elementos como as montanhas, as ribeiras um farol e animais oceânicos, entre os quais se destaca a baleia. Esta escolha visa sensibilizar a comunidade para a harmonia entre a natureza e o espaço habitado pelo ser humano. Para além da sua função educativa, o mural 1 e 2 têm também uma vertente decorativa, contribuindo para a humanização e valorização estética da fachada da cantina (edifício da “Madalena do Mar”) e do muro junto ao jardim 2 (edifício “O Sol”) tornando o espaço mais acolhedor e visualmente estimulante.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A concretização deste projeto seguiu uma abordagem participativa, envolvendo diretamente as crianças na sua execução. A atividade teve início com uma fase de sensibilização e motivação, enquadrada no projeto “Muros com Vida”. Seguiu-se uma etapa de pesquisa, orientada pelos educadores de infância, sobre a floresta Laurissilva, a freguesia da Madalena do Mar, a freguesia da Ponta do Sol e o mar da Madeira. Com base nesta investigação, procedeu-se à criação dos murais, onde foram desenhados e pintados diversos elementos representativos da fauna e flora locais, como aves marinhas e espécies vegetais autóctones.
O trabalho final também pode ser consultado na ligação https://fb.watch/Ag86SAfxt6/
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participaram neste projeto crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade – MURAL 1 (no edifício da “Madalena do Mar”) e as crianças entre os 20 meses e os 3 anos de idade – MURAL 2 (edifício “O Sol”). O seu envolvimento foi ativo e direto, nomeadamente através da criação de contornos e da pintura de elementos marinhos, montanhas… Esta atividade promoveu uma vivência educativa e sensorial, incentivando a criatividade, o trabalho em grupo e a consciência ecológica desde tenra idade.