Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré)
Parceiros:
Autarquia da Nazaré
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Identificação do Ecossistema:
A pintura representa um ecossistema marinho, nomeadamente um ambiente subaquático de águas tropicais ou temperadas, onde vivem diversas espécies de animais e plantas adaptadas à vida aquática.
Elementos do Ecossistema Representados:
Bióticos (seres vivos):
Tartarugas marinhas – representam répteis marinhos que habitam oceanos tropicais e subtropicais.
Raia – peixe cartilaginoso que vive em mar aberto.
Medusas – Como todos os cnidários, o corpo das medusas é basicamente um saco com simetria radial formado por duas camadas de células - a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior. Ao redor da abertura, chamada arquêntero, as medusas ostentam uma coroa de tentáculos com células urticantes, os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinho que contém uma toxina, o nematocisto.
Estrelas-do-mar – equinodermes comuns nos fundos oceânicos.
Algas marinhas – representam a vegetação subaquática que contribui para a fotossíntese e abrigo de pequenos organismos.
Esponja-do-mar, um organismo invertebrado simples pertencente ao grupo dos poríferos. As esponjas vivem fixas ao substrato marinho e têm um papel essencial no ecossistema: filtram grandes volumes de água, contribuindo para a sua purificação e servindo de abrigo para pequenos organismos.
Abióticos (elementos não vivos):
Bolhas de ar – indicam o movimento dos organismos e trocas gasosas na água.
Areia do fundo do mar – visível na base da pintura, representa o substrato marinho.
Rochas – contribuem para a biodiversidade e proteção das espécies.
Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha do ecossistema marinho como tema da pintura surgiu da vontade das alunas de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da proteção dos oceanos e da biodiversidade marinha. Através da arte, procuraram transmitir uma mensagem de respeito pela natureza e de alerta para as ameaças que este ecossistema enfrenta, como a poluição, a pesca excessiva e as alterações climáticas. A representação harmoniosa dos animais e plantas marinhos pretende ainda evocar a beleza e a riqueza da vida nos oceanos, despertando a curiosidade e a consciência ambiental de quem observa o mural.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A elaboração do mural resultou de um trabalho colaborativo entre as alunas, desde a escolha do tema até à execução final. Após a definição do ecossistema marinho como inspiração, foi feito um esboço prévio em papel, com a seleção dos elementos biológicos a representar. Seguiu-se a fase de transposição direta para a parede, onde as alunas desenharam à mão livre todas as figuras, utilizando apenas marcadores e tintas pretas para criar um efeito monocromático. A técnica usada incluiu linhas finas, preenchimento e sombreados manuais, que conferem profundidade e textura às formas, destacando os contornos e pormenores dos seres vivos marinhos. A escolha do preto e branco teve como objetivo valorizar o traço artístico e dar um impacto visual forte, mantendo uma linguagem gráfica simples mas expressiva.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As alunas, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, foram envolvidas de forma ativa e integral em todas as fases do projeto, promovendo o desenvolvimento de competências artísticas, científicas e colaborativas. Através de sessões de brainstorming e discussão em grupo, escolheram o tema e selecionaram os elementos a representar, com base em pesquisas sobre o ecossistema marinho. Cada aluna contribuiu com ideias e desenhos originais, incentivando a criatividade individual dentro de uma visão coletiva. O trabalho manual direto na parede proporcionou uma experiência prática e significativa, reforçando o sentido de responsabilidade, pertença e cooperação. Este tipo de projeto permite ainda valorizar a expressão artística como forma de comunicação e intervenção ambiental, estimulando o pensamento crítico e a consciência ecológica numa faixa etária crucial para o desenvolvimento pessoal e social.